Todo piloto que não dispõe de um bom equipamento aguarda com ansiedade o GP de Mônaco, próxima etapa do Mundial, domingo. E o motivo é simples: os difíceis 3.367 metros do circuito de Monte Carlo, instalado entre as ruas do Principado, permitem que as diferenças entre os carros mais desenvolvidos, como o da McLaren, e os menos velozes, a exemplo do da Williams, sejam menores que em outras pistas. Por tradição o pódio da corrida é cheio de surpresas.
‘‘Afirmei que desejo vencer pelo menos uma prova nesta temporada, Mônaco talvez seja minha maior chance’’, diz Alessandro Zanardi, da Williams. Para o bicampeão da Fórmula Indy, hoje na Fórmula 1, a capacidade do piloto no traçado de Mônaco é colocada à prova. ‘‘Especialmente na classificação.’’
Durante a corrida, se o piloto não encontrar muito tráfego, dispor de pista livre, poderá fazer a diferença, o que em outros circuitos não ocorre na mesma intensidade, analisa o italiano. ‘‘É muito frustrante quando surge na nossa frente um adversário mais lento e não conseguimos ultrapassá-lo.’’ Seu companheiro de Williams, o alemão Ralf Schumacher, considera a etapa de Mônaco como a segunda corrida de casa. ‘‘É ótimo não ter de viajar, e poder dormir na minha própria cama, bem como ir para o trabalho de motoneta’’, conta Ralf, que reside no Principado, como muitos pilotos da Fórmula 1.
Mais modesto que Zanardi, Ralf acredita que poderá voltar a marcar pontos no fim de semana. ‘‘A diferença de potência entre os nossos adversários e a Williams tende a ser menor em Mônaco’’ , afirma. Ele tem sido um crítico voraz da pouca competitividade dos motores Supertec, da Williams.
No ano passado, o finlandês Mika Hakkinen foi o vencedor da prova além de largar na pole (1min19s798, à 151,899 km/h) e ser o dono da melhor volta, 1min22s948 (146,139 km/h). Em 97 deu o alemão Michael Schumacher, com Rubens Barrichello ficando em segundo lugar.
Calendário ano 2000 - Os organizadores do GP dos Estados Unidos anunciaram ontem que o retorno do país ao calendário da Fórmula 1 ocorrerá no dia 24 de setembro do ano que vem. A prova será disputada no circuito de 4.200 metros que está sendo construído dentro da área do oval de Indianápolis.

mockup