Momentos de Rafael pelo Santos
Problema
Rafael chamou a atenção pela primeira vez por conta de uma infelicidade. Em 2009, durante um treino, ele dividiu bola com o zagueiro Domingos e fraturou a perna direita, ficando mais de quatro meses fora dos gramados.
Estreia
A primeira partida do goleiro como profissional foi fora do Brasil. Ele jogou 45 minutos do segundo tempo da partida entre Santos e o New York Red Bulls, em amistoso nos Estados Unidos.
Na fogueira
Rafael voltou a ser titular no Brasileirão de 2010, em partida contra o Cruzeiro, ganhando a posição de Felipe. Depois, o segundo jogo oficial dele como titular foi justamente a final da Copa do Brasil, contra o Vitória. Mostrando personalidade e bom futebol, ele se firmou na equipe e não saiu mais.
Glória
O melhor ano da carreira do goleiro foi 2011. Ele não só se firmou na camisa 1 alvinegra como também conquistou títulos importantes e ganhou destaque internacional. Naquela temporada, Rafael tornou-se o goleiro mais jovem a vencer a libertadores, com 21 anos.
Seleção
A primeira convocação veio em 2012. Rafael estreou como titular em maio, contra os Estados Unidos. Ele seria titular na Olimpíada de londres, mas se machucou e acabou cortado.





