SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Demonstrando um bom ritmo neste início de temporada, o Minas se impôs e venceu o Flamengo por 87 a 70 pela rodada de estreia do Novo Basquete Brasil (NBB), na noite desta sexta-feira (13), no Maracanãzinho.

Maior campeão do torneio, o Flamengo não começou muito bem na busca do oitavo título. Já o Minas vem de bons resultados, mas ainda não levantou a taça, e busca realizar isto de maneira inédita nesta temporada.

O resultado dá os primeiros três pontos ao Minas, que consegue assumir a liderança da tabela. Por outro lado, o Orgulho da Nação não somou nenhum ponto.

O NBB Caixa começa oficialmente no dia 21 (sábado), mas o Flamengo fará dois jogos antecipados — contando com o desta sexta-feira —por causa da convocação de alguns atletas da equipe para a seleção brasileira, em virtude dos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo (16), o rubro-negro volta à quadra contra o Pato Basquete.

O UOL vai transmitir, todas as segundas-feiras, uma partida ao vivo e com imagens desta temporada do NBB Caixa, principal torneio de basquete do país.

COMO FOI O JOGO

Disputa ponto a ponto no início. A partida começou com o Flamengo anotando os primeiros dois pontos, mas o time mineiro contra-atacou e virou o jogo, com Fuzaro inaugurando o arremesso de 3. Assim foi seguindo, com bastante equilíbrio. O primeiro quarto terminou com grande bola de 3 - algo recorrente no duelo - do húngaro Filipovity nos últimos segundos, definindo a vitória do Flamengo por 27 a 26.

No segundo quarto, Minas rodou bem a bola e seguiu aproveitando a boa precisão nos arremessos de 3 pontos. Flamengo pareceu um pouco mais perdido na defesa e chegou a ficar bem atrás no placar (27 a 35 e 31 a 40) na metade do segundo período. Com ótimo aproveitamento, os mineiros fecharam a vantagem em 41 a 53.

O Flamengo melhorou na volta do intervalo, mas Minas manteve a regularidade e ampliou a vantagem. Os mandantes mudaram a formação defensiva para conter mais o ataque mineiro. Balbi liderou as boas chances do Flamengo, mas os visitantes seguiam apostando nas bolas de três e também agrediram o garrafão com êxito. Terceiro quarto terminou com placar de 59 a 74.

Minas sacramentou a larga vitória no último quarto e aproveitou um abatido Flamengo. Os visitantes se seguraram na ponta, mas não se arriscavam muito, evitando ceder espaços. Foi mais um período consciente da equipe. Por outro lado, o time de Gustavinho não se encontrou na quadra e errou lances fáceis, se distanciando de uma reviravolta na partida. Vitória mineira por 87 a 70.

Parciais: 27/26, 14/27, 18/21 e 11/13.