Ed Carlos Rocha
De Curitiba
Pela primeira vez na história, o Autódromo Internacional de Curitiba será palco da Mil Milhas, mais tradicional prova do automobilismo brasileiro. Tradicionalmente realizada em São Paulo, a prova não foi agendada para a capital paulista porque havia indefinições quando a uma possível reforma do Autódromo de Interlagos. A largada acontecerá hoje, às 22 horas. O término da prova está previsto para as 11 horas de domingo. Em 28 edições, esta é a segunda vez que a Mil Milhas sai de São Paulo. A primeira foi em 1997, quando aconteceu em Brasília.
Quarenta carros, entre modelos como Mitsubushi, Porsche e protótipos, vão participar da largada. Cada carro pode ter até três pilotos. Cerca de 15 paranaeses disputam a prova. Entre os mais conhecidos Paulo Tarso, Flávio Trindade, Beto Richa e Tony Garcia.
Além da prova em si, o público terá outras atrações, que começam hoje à tarde. Às 15h45 haverá largada para a prova de carros antigos. Às 16h30 acontecerá corrida de motos da categoria Super Bike. Às 18 horas os carros antigos voltam à pista para a segunda bateria, uma hora antes do treino de aquecimento para os carros que participaração das Mil Milhas.
Os ingressos para a prova poderão ser adquiridos nas bilheterias do autódromo a R$ 10,00. A ESPN Brasil vai transmitir a largada das Mil Milhas ao vivo, mostrando também flashes ao vivo durante a madrugada. A bandeirada e o pódio também serão transmitidos ao vivo.
A edição de 99 da Mil Milhas marcará uma nova fase no automobilismo. A partir de 2000, a prova fará parte do calendário do Campeonato Brasileiro de Endurance, que trará de volta ao Brasil as corridas de longa duração, como as 6 horas de Interlagos, 12 horas de Tarumã, 1000 km de Brasília e 12 horas de Goiânia.

mockup