O Barcelona escapou da derrota graças ao craque argentino Lionel Messi, que marcou o gol de empate nos minutos finais da partida contra o Villarreal (1-1), neste domingo pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol, um resultado que dá ao líder Real Madrid a oportunidade de se isolar ainda mais no topo da tabela.

O italiano Nicola Sansone abriu o placar para o Villarreal aos 5 minutos do segundo tempo, aproveitando ótimo passe o brasileiro Alexandre Pato para finalizar com um chute cruzado, sem chances para o goleiro alemão Ter-Stegen.

Como era de se esperar, o Barcelona aumentou o ritmo em busca do empate, criou diversas chances de marcar, mas pecou na pontaria. Com isso, o gol salvador acabou saindo somente a um minuto do apito final, em cobrança magistral de falta de Messi.
As duas equipes precisavam vencer para seguir firmes em seus respectivos objetivo no Campeonato Espanhol e o empate acabou sendo ruim para ambas.

Com o ponto somado, o Barcelona chegou a 35 pontos e se viu ultrapassado na tabela pelo novo vice-líder Sevilla (36 pontos), enquanto o Real Madrid tem 40 pontos e um jogo a menos.
Na próxima rodada, o Sevilla receberá em casa o Real Madrid, um duelo que poderá ajudar o Barça a se reaproximar da liderança ou, pelo menos, reassumir o segundo lugar.

Mais cedo, o Celta somou três pontos diante do Málaga (13º) e assumiu a 9ª colocação da competição, com 24 pontos, se aproximando da zona de classificação à Liga Europa.
A equipe de Vigo foi superior durante toda a partida e construiu a vitória com gols de Iago Aspas (7 minutos), do dinamarquês Daniel Wass (60) e de Andreu Fontás (73). O Málaga descontou com um gol contra do próprio Wass (86).

O Betis (14º) derrotou por 2 a 0 o Leganés, uma vitória que permite a equipe andaluz de se afastar da zona de rebaixamento.

O clube de Sevilla venceu com gols no segundo tempo, marcados por Rubén Castro (51 minutos) e pelo italiano Cristiano Piccini (85), para somar 21 pontos, subindo para o 14º lugar. Já o Leganés segue com 16 pontos, na 16ª colocação.

Já o Athletic (7º) e o Alavés (11º), dois clubes do País Basco, empataram sem gol.
O Athletic, com vários jogadores reservas em campo devido ao esforço realizado na quinta-feira para vencer por 2 a 1 o Barcelona, pelas oitavas de final da Copa do Rei, não mostrou qualquer criatividade ofensiva e, com o empate, se afasta a quatro pontos do Atlético de Madri, última equipe integrante da zona de classificação à Liga dos Campeões.

mockup