Léo chamou a responsabilidade mesmo depois do surpreendente gol relâmpago do Equador e comandou a vitória
Léo chamou a responsabilidade mesmo depois do surpreendente gol relâmpago do Equador e comandou a vitória | Foto: Juan Ruiz/AFP



São Paulo - Messi pode não ser na Argentina o mesmo do Barcelona, mas, ao menos nesta terça-feira (10), mostrou com a camisa azul e branca por que é considerado um dos melhores da história. Sob a pressão de poder protagonizar um dos maiores vexames do futebol do país, chamou a responsabilidade mesmo depois do surpreendente gol relâmpago do Equador e comandou a vitória por 3 a 1, em Quito, ao marcar os três gols salvadores que garantiram o passaporte argentino para a Copa do Mundo.

Os três gols de Messi e a vitória na altitude de Quito levaram a Argentina a 28 pontos, ficando com a terceira vaga direta da América do Sul para a Copa da Rússia. Para o craque, o desempenho pode ter significado ainda a afirmação total com a camisa argentina, após tantas críticas e questionamentos de seus compatriotas.

Além da Argentina, já estão garantidos na Copa: o Brasil, o Uruguai e a Colômbia na América do Sul; a Nigéria e o Egito, na África; Irã, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita, na Ásia; Bélgica, Espanha, Alemanha, Inglaterra, França, Islândia, Portugal, Sérvia e Polônia, na Europa; e México e Costa Rica, na Concacaf. País-sede, a Rússia também está garantida.

Só que bem ao estilo argentino, a vaga não veio sem drama. Não bastasse a péssima campanha nas Eliminatórias, no último episódio desta trajetória, precisando do triunfo para não cair precocemente, a seleção foi surpreendida segundos após a bola rolar, com gol de Romario Ibarra após tabelar de cabeça com Ordoñez.

Só que antes que a tragédia fosse estabelecida, Messi tratou de resolver. Aos 11 minutos, ele arrancou pela esquerda, tabelou com Di María e apareceu sozinho dentro da área para finalizar por baixo do goleiro e empatar.

Aos 19, o camisa 10 aproveitou cochilo de Aimar na saída, roubou a bola e encheu o pé da entrada da área, no ângulo do goleiro.

No segundo tempo, a genialidade de Messi voltou a resolver. Aos 17 minutos, o craque chutou colocado da entrada da área, por cobertura. Um golaço para tranquilizar todo o país e dar ao craque do Barcelona a chance de brigar pelo inédito título da Copa.

Em Quito

EQUADOR 1
Banguera; Velasco, Aimar, Arboleda e Cristian Ramírez; Orejuela, Cevallos (Enner Valencia), Intriago (Uchuari) e Alex Ibarra; Ordoñez (Estrada) e Romario Ibarra. Técnico: Patricio Lara (auxiliar)

ARGENTINA 3
Sergio Romero; Mercado, Mascherano e Otamendi; Salvio (Fazio), Enzo Pérez, Biglia e Acuña; Di María (Paredes), Messi e Benedetto (Icardi). Técnico: Jorge Sampaoli

GOLS - Romario Ibarra, aos 39 segundos, e Messi, aos 11 e 19 minutos do primeiro tempo; Messi, aos 17 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Anderson Daronco (Fifa/Brasil).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Olímpico Atahualpa