O machismo gaúcho sobrevive, mas arrefeceu. Bom para a garota Gabriele Rolim Cruz, 16 anos, esperança de gols do time infanto-juvenil do Juventus, de Tramandaí (RS), e uma das beneficiadas pelos ventos de tolerância que está varrendo o Rio Grande do Sul. Talvez ela seja a primeira menina a atuar com regularidade em uma equipe masculina de futebol no País. A posição em campo é das mais desconfortáveis para seu corpo frágil, de apenas 1,58 metro e 50 quilos: jogar entre zagueiros com porte físico de assustar qualquer marmanjo,
A atacante se tornou a principal atração para as centenas de pessoas que acompanharam na tarde de ontem no Estádio Erick Georg, em Rolândia (25 km a oeste de Londrina), as quartas-de-finais da competição, que chegou a reunir cerca de 1,3 mil jogadores de 12 a 17 anos de 80 equipes de nove estados brasileiros, Paraguai, Uruguai e Coréia do Sul.
A equipe de Gabriele foi eliminada ontem por 2 a 1 pelos uruguaios do Sud America, de Montevidéu, mas os melhores momentos da partida ocorreram quando a adolescente era acionada, o que acabou acontecendo pouco durante o jogo, para desespero da torcida Atuando pela direita, ela enfrentou marcação dupla em algumas bolas, sofreu falta, catimbou como os uruguaios, usou os cotovelos para achar um posição melhor na grande área. Foi substituída pelo irmão de 12 anos, André Mateus, após uma participação discretíssima. Saiu reclamando, como havia feito no intervalo: ‘‘Tive chances de marcar, mas ninguém passa a bola para mim’’, desabafou.
Além de ouvir barbaridades por causa da carreira que escolheu, Gabriele enfrenta pressão extra. Ela é filha do técnico e dono da equipe, Paulo Rogério Jardim Cruz, um ex-volante de várias equipes do interior gaúcho nas décadas de 70/80. Além de André Mateus, Paulo Vinícius, 15 anos, também é titular do Juventus. ‘‘Não sei o que tá acontecendo, mas a bola não chega em mim’’, voltou a reclamar, com o aval do pai, que a orienta desde os 10 anos.
A atacante treina diariamente. Também joga na praia (Tramandaí é um balneário famoso) e pratica futsal. É colorada, mas além do Internacional, já treinou no Grêmio, onde foi artilheira em um Mundialito na Argentina. Em março, fará teste no Corinthians Paulista.

mockup