O Coritiba está eliminado do Campeonato Brasileiro, mas o empate por 2 a 2 com a Portuguesa, na última quarta-feira, ainda está muito vivo dentro do clube. O presidente João Jacob Mehl, que após o jogo deu declarações culpando a arbitragem, ontem já falou em ‘‘falta de experiência no comando’’. Hoje, às 15 horas, Jacob Mehl dá uma coletiva para falar da desclassificação e do futuro do time.
O Coritiba foi eliminado porque precisava ganhar por dois gols de diferença no mínimo. Isto porque havia perdido para a Portuguesa por 3 a 1 na primeira partida do playoff e empatado a segunda em 0 a 0. Com uma vitória de dois gols, o alviverde empataria no número de pontos (4) e no saldo de gols (0) e se classificaria pela melhor campanha.
O Coxa vencia por 2 a 0 até os 38 minutos do segundo tempo, quando a Portuguesa fez o primeiro gol. O time paulista empatou aos 44 minutos. Segundo o presidente, faltou experiência no comando para fazer com o que o time ‘‘tumultuasse’’ o jogo a partir do momento em que fez 2 a 0, ou seja, aos 32 minutos do segundo tempo. ‘‘Era hora de jogador cair da maca entrar no campo e ficar enrolando no gramado. Os jogadores poderiam até ter simulado um infarto. Não entendi por que fizeram dois gols e ainda tiveram pressa para jogar’’, disse o presidente.
Apesar de fazer crítica ao comando técnico do time, Jacob preferiu ainda não falar sobre a permanência ou não do técnico Dario Pereyra, o que poderá acontecer na coletiva de hoje. O presidente também deverá falar sobre as possibilidades de permanência de alguns jogadores, entre eles Rubens Júnior e Gélson Baresi, cujos passes pertencem a Palmeiras e Cruzeiro, respectivamente.
O presidente deverá falar hoje sobre o calendário do time para 99. No primeiro semestre poderá participar do Sul Brasileiro, do Paranaense e da Copa do Brasil. No segundo semestre joga o Brasileiro e provavelmente a Conmebol.
Entre os jogadores, que estão liberados até a próxima segunda-feira, o clima após o jogo foi de total desconsolo. Mesmo com a filosofia de que todos perdem juntos e todos ganham juntos, o atacante Cléber (que perdeu uma boa chance de marcar quando o jogo estava 1 a 0) e o meia Claudinho (que também perdeu uma oportunidade quando o Coritiba ganhava por 2 a 0) eram os mais abalados.
‘‘É claro que fico com uma tristeza maior, porque se tivesse feito o gol as coisas seriam diferentes’’, desabafou Cléber. ‘‘Não dá para não sentir uma tristeza maior sabendo que poderia ter liquidado com o jogo se tivesse feito o gol que perdi’’, explicou Claudinho.
O técnico Dario Pereyra comentou a desclassificação lamentando a falta de tranquilidade dos jogadores, sem querer apontar culpados. ‘‘Falamos muito sobre isso durante a semana, mas na hora tudo deu errado. Mas futebol é assim mesmo.’’

mockup