Londrina - A fundista Luzia de Souza Pinto, 32 anos, é o novo nome do atletismo de Londrina. Atleta que treina individualmente, sob orientação do técnico maringaense Humberto Garcia de Oliveira (que também acompanha o medalhista pan-americano Elenílson da Silva), Luzia é vista todos os dias correndo no Lago Igapó 2, mas pouca gente sabe que foi ela a brasileira que ficou em 5º lugar na Corrida de São Silvestre, disputada dia 31 de dezembro, em São Paulo.
Tímida, Luzia voltou para Londrina e não fez muita propaganda. Pelo contrário: continuou calada na sua rotina de treinamentos e talvez tenha estranhado o fato de que poucas pessoas souberam do seu feito. Afinal as atenções da tevê estiveram todas voltadas para os três quenianos que dominaram a prova masculina (a vitória ficou com James Kipsang) e para a etíope Yimer Wude Ayalew, que venceu entre as mulheres. ''Pouco falaram de nós, brasileiras, mas ficamos com as quatro primeiras posições depois da etíope'', lamentou Luzia, que completou os 15 quilômetros em 53min52s.
Apesar de humilde, a paranaense disse que viu ''com naturalidade'' sua presença no pódio na São Silvestre pela primeira vez desde que se profissionalizou, em 2005. ''Eu vinha numa ascensão nos últimos anos e sabia que podia ficar entre as cinco primeiras. Como não cometi erros, cheguei inteira na Avenida Paulista e achei o resultado ótimo, porque estavam lá oito africanas de ponta e um total de 3 mil mulheres'', ressaltou Luzia.
O 5º lugar lhe rendeu um prêmio de R$ 3,5 mil, o que lhe garantirá sua manutenção até acertar novos contratos de patrocínio, pois os dois que tinha (com a Caixa e a Prefeitura de Campo Mourão) expiraram no final de dezembro. ''Por enquanto não tenho um tostão, mas estou tranquila de conseguir patrocínio nos próximos meses pelos resultados que tenho obtido (no dia 14 de dezembro Luzia venceu a Prova Pedestre de Londrina e embolsou R$ 2,2 mil)'', disse. Ela quer vender aos seus apoiadores um projeto para quatro anos. ''Quero buscar índice na maratona para o Pan de Guadalajara-2011 e para a Olimpíada de Londres-2012'', diz, determinada, a atleta, que nasceu em Campo Mourão.

mockup