Das Agências
Um dos mais fortes candidatos ao título da F-1 na próxima temporada será ostrado pela primeira vez ao público hoje: o MP4/15, o novo McLaren. Terceiro modelo construído pelo projetista Adrian Newey para a equipe inglesa, o carro terá a missão de conter o avanço da rival Ferrari e de manter a trajetória de sucesso de seus antecessores. Em 1998, quando Newey estreou na escuderia, a McLaren foi campeã do Mundial de Pilotos (com o finlandês Mika Hakkinen) e do Mundial de Construtores, encerrando um jejum de oito anos sem títulos. No ano passado, Hakkinen sagrou-se novamente campeão. No Mundial de Construtores, entretanto, a vitória foi da italiana Ferrari.
Repetindo o ritual de 1999, o time de Ron Dennis escolheu o circuito de Barcelona, na Espanha, para mostrar seu carro. À tarde, Hakkinen, seu companheiro de equipe, o escocês David Coulthard, e o piloto de testes, o francês Olivier Panis, devem entrar na pista para testar o MP4/15.
Ontem, o brasileiro Pedro Paulo Diniz e o finlandês Mika Salo entraram na sala de entrevistas do Hallenstadion, o ginásio coberto de Zurique, cada um acelerando uma vespa, do mesmo tipo que utilizam para percorrer os paddocks dos circuitos da Fórmula 1. Ao mesmo tempo, imagens tridimensionais de raio laser com desenhos dos carros e dos patrocinadores da equipe Sauber eram projetadas em uma tela branca que pendia do teto, quase no meio da sala. Diniz, animado com o lançamento donovo carro, disse que poderá viver um grande momento em 2000. ‘‘O carro tem tudo para dar certo. Espero mostrar isso logo na Austrália e no Brasil’’.
Já no Brasil, Rubens Barrichello não pode se queixar dos negócios realizados depois que assinou com a Ferrari. Ontem o piloto e a NET, operadora no mercado brasileiro de TV por assinatura, anunciaram um acordo de patrocínio para a temporada. ‘‘Vou divulgar a marca no carro, macacão, capacete e parte de trás do bon钒, explicou ontem Rubinho, em São Paulo.