Agência Estado
De Spa-Francorchamps,
Bélgica
A dupla da McLaren marcou os dois melhores tempos no treino livre de ontem, em Spa, Bélgica, que sedia amanhã a 12ª etapa do Mundial de Fórmula 1. A surpresa ficou por conta de David Coulthard, mais veloz que Mika Hakkinen. O escocês surpreendeu ainda ao declarar não ter recebido nenhuma ordem da McLaren para facilitar o trabalho de Hakkinen, que luta com Eddie Irvine, da Ferrari, pelo título. Coulthard disse que como seu companheiro está atrás de Irvine na classificação e ainda restam cinco etapas para o encerramento do campeonato, Ron Dennis, diretor da equipe, não lhe orientou para colaborar com Hakkinen.
‘‘Meu objetivo é vencer aqui na Bélgica e disputar o Mundial com Hakkinen e Irvine’’, afirmou. ‘‘Só terei de ajudar Hakkinen quando ele assumir a liderança da temporada’’, explicou. O atual campeão do mundo comentou que ficou atrás de Coulthard por causa do tráfego na pista. ‘‘Coloquei pneus novos, vinha numa volta muito boa, mas encontrei carros lentos pela frente.’’ Seu tempo foi 44 milésimos de segundo pior que o de Coulthard. Hakkinen confirmou o que dissera quando soube que Michael Schumacher não competiria na Bélgica: ‘‘Ele costuma se dar muito bem aqui, não há dúvida de que sua ausência facilita as nossa tarefa.’’
Eddie Irvine obteve apenas o nono tempo. E foi sincero, como sempre, ao analisar o resultado. ‘‘O carro saía de frente, de traseira e ainda bloqueava as rodas em algumas freadas.’’ Mesmo usando pneus novos no fim do treino, não passou de 1min55s242, diante de 1min53s577 de Coulthard. O grid será definido hoje, às 8 horas (de Brasília), e será mostrado ao vivo pela Rede Globo.
Giancarlo Fisichella, da Benetton, ficou em terceiro; Heinz-Harald Frentzen, Jordan, em quarto; Damon Hill, Jordan, em quinto; e Ralf Schumacher, Williams, em sexto.
Os brasileiros não foram bem: Rubens Barrichello, da Stewart, obteve o 11º tempo, enquanto Pedro Paulo Diniz, Sauber, o 17º, e Ricardo Zonta, BAR, sem treinar à tarde, o 22º. Barrichello acredita que havia um problema com o diferencial, tal a forma como seu carro derrapava com as rodas traseiras.
Zonta treinou só de manhã porque no início da sessão da tarde seu companheiro, Jacques Villeneuve, sofreu um acidente feio no fim da reta, quando a suspensão dianteira esquerda da BAR quebrou a mais de 300 km/h. Ele não se feriu em razão da boa área de escape existente no local. ‘‘A equipe ficou preocupada e não me deixou sair dos boxes até esclarecer as causas da quebra da suspensão’’, falou Zonta.
Negociações – A Benetton já definiu oficialmente sua dupla de pilotos para o ano 2000: vai manter o italiano Giancarlo Fisichella e o austríaco Alexander Wurz. Os dois defenderão a escuderia italiana pelo terceiro ano consecutivo.
Já a Prost Grand Prix confirmou oficialmente ontem a contratação do alemão Nick Heidfeld para a disputa da próxima temporada de Fórmula 1. O piloto, de 22 anos, virtual campeão da F-3000, será o companheiro de Jean Alesi na escuderia francesa.

mockup