O diretor da escuderia inglesa McLaren, Ron Dennis, está tranquilo e confiante na véspera do Campeonato Mundial de Fórmula 1, que terá lugar este fim de semana em Melbourne, já que sua equipe faz tremer inclusive Ferrari e Williams. Fizeram falta três anos de dificuldades para se recuperar de Ayrton Senna e voltar a ocupar o posto que lhe corresponde em relação aos seus meios, que são ainda maiores desde que se associou com a Mercedes em 1995.
O novo MP4-13 parece ser a ‘‘arma’’ que todos temiam. Os primeiros testes efetuados nas últimas semanas confirmaram as enormes possibilidades do carro. Adrian Newey, que trabalhou para a Williams, e o departamento eletrônico da Mercedes participaram de sua concepção.
Newey é conhecido por equipar seus carros com todas as ajudas possíveis para pilotá-los. Por outro lado, os engenheiros da Mercedes souberam incorporar à Fórmula 1 todas as ‘‘maravilhas tecnológicas’’ da empresa alemã.
Os pilotos da McLaren-Mercedes, Mika Hakkinen e David Coulthard deverão ser os destaques da temporada e os favoritos neste campeonato mundial, no qual têm mais possibilidades de êxito do que a Ferrari com Michael Schumacher e a Williams com Jacques Villeneuve e Heinz Harald Frentzen.
‘‘McLaren é a única escuderia que está calma, segura de si mesma. As outras, Ferrari e Williams inclusive, se lançam no desconhecido’’, disse Alain Prost.
Frente ao sentimento geral, Ron Dennis prefere se manter prudente e rechaça a etiqueta de favorito. ‘‘Nos agrada, mas preferimos manter os pés no chão. Não queremos nos decepcionar depois. Não damos atenção aos prognósticos sobre nossa competitividade’’, disse o diretor da McLaren.
No entanto, Dennis gosta de ver sua escuderia em primeiro plano, inspirando respeito e certo temor. Por outro lado, o fato de apostar nos pneus Bridgestone frente aos Goodyear permitirá aos seus carros, a Hakkinen e a Coulthard, contar com uma vantagem a mais sobre Ferrari e Williams.

mockup