McLaren e Jaguar lutam por Newey
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de junho de 2001
Das Agências De Montreal, no Canadá 
A perspectiva de uma prova muito disputada, envolvendo os pilotos da Ferrari, McLaren e Williams, ou mesmo a previsão de chuva, para domingo, não conseguiram superar, ontem, em Montreal, o interesse pela disputa entre a McLaren e a Jaguar por Adrian Newey, projetista da McLaren. A direção da Jaguar já obteve, ontem, sua primeira vitória na justiça inglesa: a Alta Corte de Londres decidiu que o engenheiro não poderá trabalhar na McLaren depois do fim do atual contrato, em agosto de 2002.
O primeiro dia oficial do GP do Canadá, ontem em Montreal, começou com nova troca de comunicados da Jaguar e da McLaren, uma equipe acusando a outra. Curiosamente, apenas Bobby Rahal, diretor-executivo da Jaguar, esteve no circuito Gilles Villeneuve. Todos os demais, como Ron Dennis, da McLaren; Norbert Haug, da Mercedes, sócia da McLaren; e o próprio Newey não foram à pista, estrategicamente. O projetista nem mesmo deixou a Inglaterra e não viajará para Montreal. Temos um parecer do Queens Counsel que o contrato assinado por Newey conosco é válido, disse Rahal. Sobre sua amizade com o técnico, não escondeu sua decepção: A amizade é baseada na confiança mútua e esta foi seriamente afetada com o que se passou.
O vice-líder do campeonato, David Coulthard, da McLaren, confirmou ontem que vai utilizar o controle automático de largada, que já o fez largar em último, por ter falhado, na Espanha e em Mônaco. O escocês está desde sábado em Montreal porque é grande amigo do canadense Jacques Villeneuve, que recentemente abriu um restaurante na cidade. O piloto reconheceu que seu time tem uma vantagem sobre a Ferrari no GP do Canadá: Consumir menos gasolina pode mesmo ter grande significado aqui. Michael Schumacher vai usar uma versão do motor Ferrari, cuja principal característica é sua necessidade de menor volume de combustível. Os treinos livres começam hoje.
Rubens Barrichello inicia amanhã os treinos livres com ânimo de quem corre em casa. Historicamente, o circuito de Montreal é o mais produtivo na carreira do brasileiro. Em oito corridas no Canadá, Barrichello fez 14 pontos, seu recorde pessoal em uma pista. Sempre fui bem aqui em Montreal. Isso me deixa muito confiante para este final de semana, declarou Barrichello. Os melhores resultados do brasileiro em Montreal foram dois segundos lugares, em 1995, pela Jordan, e em 2000, em uma dobradinha com Michael Schumacher.


