France PresseNinguém segurouDuas Mclaren e depois uma Ferrari. Foi assim a vitória da dupla Mika Hakkinen/David Coulthard, ontem no GP do Brasil. Vai ser difícil encostar na dupla do sucesso na F-1 Já tem gente fazendo conta de quando os pilotos da McLaren irão definir a conquista do título de Fórmula-1 da temporada, tal a vantagem técnica de que dispõem. Mika Hakkinen dominou ontem o 27º GP do Brasil em Interlagos, da largada à bandeirada, 72 voltas depois. Ele cruzou a linha de chegada apenas um segundo na frente de seu companheiro de McLaren, David Coulthard, mas para a frustração do bom público presente em Interlagos não houve disputa entre os dois, como já acontecera na Austrália. Entre os que competiram com carros ‘‘normais’’ o melhor foi Michael Schumacher, da Ferrari, terceiro colocado. Nenhum dos pilotos brasileiros concluiu a prova.
Nos 48 anos de história da Fórmula 1, Nigel Mansell estabeleceu em 1992 o recorde de precocidade para a conquista do Mundial. No GP da Hungria, a 11ª do campeonato, que teve 16 etapas, Mansell somou seis pontos com a segunda colocação e matematicamente definiu a disputa. Ninguém poderia mais alcançá-lo. Bastaram 68,7% das corridas daquele ano para que Mansell ficasse com o título. Mika Hakkinen tem boas chances de estabelecer este ano novo recorde. Além de vencer as duas primeiras etapas da temporada, que lhe dão 20 pontos na classificação.
‘‘Ganhei essa corrida na largada’’, disse o finlandês. ‘‘Nessa pista não podemos nos aproximar demais do carro da frente por causa da significativa perda de pressão aerodinâmica’’. Perde-se a aderência. Hakkinen comentou saber que se pulasse na frente, Coulthard não poderia acompanhá-lo de muito perto. ‘‘A vitória aqui no entanto teve de ser muito mais trabalhada que em Melbourne.’’ A estratégia de um pit stop só mostrou ser correta. Williams e Ferrari realizaram duas paradas no box. ‘‘As coisas foram acontecendo conforme planejamos, tudo funcionou com perfeição’’. A maior durabilidade do pneu Bridgestone da McLaren e da Benetton deu-lhes maior autonomia para permanecer na corrida.
O escocês David Coulthard lamentou as dificuldades na largada. Ele é considerado o piloto que mais bem larga na Fórmula 1. ‘‘A posição no grid aqui é em subida e a embreagem de meu carro é acionada com o pé e não com a mão’’. Ele explicou que teve de pisar ao mesmo tempo no acelerador, freio e embreagem. ‘‘A opção de usar a embreagem na mão teria sido melhor, como fez Mika’’. Os dois pilotos da McLaren sequer mencionaram qualquer combinação prévia de resultado, como se declararam na Austrália. Lá, quem passasse a primeira curva na frente receberia a conivência do outro para ficar com a vitória. Chamou a atenção, porém, o fato de Hakkinen jogar toda a responsabilidade da sua conquista na boa largada.

mockup