São Paulo - O anúncio de que o espanhol Fernando Alonso correrá pela McLaren em 2007 pegou a F-1 de surpresa ontem. Nem tanto por seu conteúdo, mas sim pela antecedência com que foi feito.
Passado o susto, começou então a tentativa de montar o quebra-cabeças que a categoria virou até a definição das vagas para a temporada, que deve ser uma das mais agitadas dos últimos tempos.
Um dos mais fortes motivos para o campeão mundial ter deixado a Renault é a possibilidade de ela fechar as portas após 2007 signatária do Pacto de Concórdia, ela tem de ficar até esta data.
O brasileiro Carlos Ghosn, presidente da montadora, já deixou claro que não está convencido do retorno gerado pela F-1. Ghosn deve implantar, no início do ano, um plano de três anos para colocar as contas da Renault em dia.
Outro motivo para a transferência para a McLaren é o fato de muitos já darem como certa a ida do primeiro piloto do time, Kimi Raikkonen, para a Ferrari em 2007, possivelmente para a vaga de Michael Schumacher, que tem contrato até o final de 2006.
''Ainda estamos conversando com Kimi e Juan Pablo (Montoya) sobre 2007'', afirmou ontem Ron Dennis, chefe da McLaren, que disse ainda que o anúncio da chegada de Alonso só foi feito com tanta antecedência para que os três pilotos ele, Raikkonen e Montoya possam se concentrar no campeonato de 2006.
Sem ter que se preocupar com a procura por uma vaga para 2007 o acordo com a McLaren vai até o final de 2009 , o mais jovem campeão da história da F-1 diz que vai lutar pelo bicampeonato com a Renault. ''Estou feliz por ter resolvido isso agora, pois vai permitir que eu e meu time atual nos concentremos 100%'', disse Alonso. ''Estou triste de deixar a Renault, mas às vezes as chances aparecem e são boas demais para deixarmos escapar.''

mockup