Marina Bay, Singapura - O piloto holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu o Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1 pela primeira vez na carreira neste domingo (11), encerrando um fim de semana de domínio absoluto no circuito de rua de Marina Bay.

Verstappen, que largou na pole position e liderou as 62 voltas da corrida, recebeu a bandeirada à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e do jovem italiano Kimi Antonelli (Mercedes), líder do campeonato e cada vez mais próximo do título.

"Levou um tempo, mas acho que esta corrida foi muito boa", declarou 'Mad Max'. "Tínhamos ritmo quando precisávamos com os pneus macios e médios, então, é claro, estou muito feliz por vencer aqui".

Com pole position e primeiro lugar tanto na corrida sprint quanto no Grande Prêmio, Verstappen conquistou sua segunda vitória da temporada, uma semana depois de vencer o GP do Bahrein, disputado na Malásia por conta da guerra no Oriente Médio.

"Acho que as últimas corridas foram realmente positivas para nós. Temos muita motivação na equipe para tentar obter resultados ainda melhores", acrescentou o campeão mundial de 2021, 2022, 2023 e 2024.

"Com sorte, poderemos nos divertir um pouco mais antes do fim da temporada", avisou o holandês.

Antonelli perto do título

Ao chegar em terceiro em Singapura, Antonelli poderá se sagrar matematicamente campeão mundial no GP dos Estados Unidos, que será disputado no dia 25 de outubro em Austin, no Texas.

O prodígio italiano de 20 anos conta com 340 pontos na classificação, 102 a mais que seu companheiro de Mercedes, o britânico George Russell, vice-líder do campeonato.

Se a vantagem sobre Russel for de pelo menos 125 pontos após o GP dos EUA, Antonelli será o campeão mais jovem da história da F1.

"Foi uma corrida muito difícil, mas estou muito feliz com o pódio", declarou o italiano.

O atual campeão, o britânico Lando Norris, terminou à frente de seu companheiro de McLaren, o australiano Oscar Piastri, e de seu compatriota Lewis Hamilton (Ferrari).

Erro de estratégia de Hamilton

Hamilton chegou a ter chances reais de pódio, disputando a segunda posição com Leclerc. O britânico largou com pneus médios, ao contrário da maioria dos pilotos das primeiras filas, e foi o primeiro a ir aos boxes para trocar pelos macios.

Durante um período de Safety Car Virtual, Antonelli e Leclerc fizeram uma segunda parada nos boxes, mas Hamilton decidiu continuar na pista, apesar de ter sido chamado pela Ferrari para fazer o pit stop.

Como resultado, ele acabou sendo ultrapassado por Antonelli e pelos dois carros da McLaren.

"Desculpe, pessoal. Decepcionei vocês hoje com essa estratégia", lamentou o britânico pelo rádio. "Foi uma decisão minha e, por causa dela, deixamos escapar pontos valiosos. Vou tentar compensar isso na próxima corrida".

O neozelandês Liam Lawson (Racing Bulls) foi o sétimo colocado, com o alemão Nico Hülkenberg (Audi) em oitavo, George Russell em nono e o francês Isack Hadjar (Red Bull) completando o Top 10.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, que largou em 14º, abandonou a prova na oitava volta devido a um problema no câmbio quando vinha na 17ª posição.

Após três fins de semana consecutivos de F1 na Ásia (Azerbaijão, Malásia e Singapura), o campeonato terá duas semanas de descanso antes de seguir para mais três fins de semana em sequência no continente americano: Austin, México e Brasil.

Resultado do Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1:

1. Max Verstappen (HOL/Red Bull) 1h42:08.693

2. Charles Leclerc (MON/Ferrari) +7.335

3. Kimi Antonelli (ITA/Mercedes) +24.573

4. Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes) +0.506

5. Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes) +49.644

6. Lewis Hamilton (GBR/Ferrari) +53.188

7. Liam Lawson (NZL/Racing Bulls-Red Bull) +1:21.666

8. Nico Hülkenberg (ALE/Audi) +1:23.386

9. George Russell (GBR/Mercedes) +1:24.677

10. Isack Hadjar (FRA/Red Bull) +1:30.862

11. Pierre Gasly (FRA/Alpine-Mercedes) +1 volta

12. Oliver Bearman (GBR/Haas-Ferrari) +1 volta

13. Esteban Ocon (FRA/Haas-Ferrari) +1 volta

14. Carlos Sainz (ESP/Williams-Mercedes) +1 volta

15. Arvid Lindblad (GBR/Racing Bulls-Red Bull) +1 volta

16. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Honda) +1 volta

17. Sergio Pérez (MEX/Cadillac-Ferrari) +2 voltas

18. Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes) +3 voltas

19. Valtteri Bottas (FIN/Cadillac-Ferrari) +3 voltas

- Volta mais rápida da corrida: Lewis Hamilton (GBR/Ferrari) 1:45.457 na 20ª volta (velocidade média: 201,102 km/h)

- Abandonos:

Gabriel Bortoleto (BRA/Audi): problema mecânico na 8ª volta

Franco Colapinto (ARG/Alpine-Mercedes): problema mecânico na 31ª volta

Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Honda): problema mecânico na 38ª volta

Classificação do Mundial de Fórmula 1:

.Campeonato de pilotos:

1. Kimi Antonelli (ITA) 340 pts

2. George Russell (GBR) 238

3. Lewis Hamilton (GBR) 229

4. Max Verstappen (HOL) 221

5. Charles Leclerc (MON) 215

6. Lando Norris (GBR) 201

7. Oscar Piastri (AUS) 138

8. Isack Hadjar (FRA) 97

9. Liam Lawson (NZL) 75

10. Pierre Gasly (FRA) 41

11. Arvid Lindblad (GBR) 38

12. Franco Colapinto (ARG) 27

13. Oliver Bearman (GBR) 23

14. Nico Hülkenberg (ALE) 13

15. Gabriel Bortoleto (BRA) 10

16. Esteban Ocon (FRA) 7

17. Fernando Alonso (ESP) 7

18. Carlos Sainz (ESP) 7

19. Alexander Albon (TAI) 5

20. Yuki Tsunoda (JAP) 1

21. Lance Stroll (CAN) 0

22. Valtteri Bottas (FIN) 0

23. Sergio Pérez (MEX) 0

.Campeonato de construtores:

1. Mercedes 578 pts

2. Ferrari 444

3. McLaren-Mercedes 339

4. Red Bull 332

5. Racing Bulls-Red Bull 100

6. Alpine-Mercedes 68

7. Haas-Ferrari 30

8. Audi 23

9. Williams-Mercedes 12

10. Aston Martin-Honda 7

11. Cadillac-Ferrari 0

mockup