Massa e Hamilton travam mais um duelo
PUBLICAÇÃO
sábado, 06 de setembro de 2008
Gazeta Press 
Spa-Francorchamps - Preferido da maioria dos pilotos, o circuito de Spa-Francorchamps recebe hoje, a partir das 9 horas (horário de Brasília) o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, 13 etapa da temporada. Com a disputa do título ficando cada vez mais entre Felipe Massa e Lewis Hamilton, as atenções se voltam para o atual campeão, o finlandês Kimi Raikkonen. A performance destacada de Felipe Massa nas últimas duas provas, em Valência, onde dominou o fim de semana e venceu, e na Hungria, quando tinha a corrida nas mãos e o motor estourou a poucas voltas do fim, tem contrastado com as apagadas atuações de seu companheiro na Ferrari.
Uma possível falta de motivação de Raikkonen e a iminente decisão da equipe por priorizar Massa na luta pelo título contra Hamilton têm sido uma constante nos bastidores da categoria. Encantada com a competência e a determinação do brasileiro, a imprensa italiana faz pressão para que a escuderia se posicione. Esta semana, o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, admitiu pela primeira vez que a possibilidade existe, mas tratou de dizer que não é o momento ainda.
Já Raikkonen, quando perguntado, afirmou que, se for requisitado, ajudará sem problemas o piloto brasileiro, cuja ajuda foi determinante em sua conquista do título em 2007. Em terceiro na classificação, a sete pontos de Massa e a treze de Hamilton, Raikkonen tem o melhor retrospecto em Spa entre os pilotos em atividade, tendo vencido as três últimas edições da prova. Com a McLaren, o finlandês venceu duas vezes, em 2004 e 2005. Após o hiato em 2006, quando o circuito sofreu reformas, ele voltou a vencer ano passado, desta vez com a Ferrari. Raikkonen também ostenta em seu currículo a melhor volta em corrida, com os 1min45s108, estabelecidos em 2004.
Se Raikkonen ostenta um belo histórico na pista belga, Massa não costuma levar muita sorte em Spa, onde nunca ganhou em quatro corridas disputadas. Por isso mesmo, sabe das dificuldades que encontrará na tentativa de superar o rendimento do finlandês. ''Kimi sempre andou muito forte na Bélgica, não somente na Fórmula 1 mas também nas categorias inferiores, e portanto não será fácil batê-lo e não vejo a hora de me confrontar com ele'', afirmou o brasileiro.
Na sequência do GP da Bélgica, a F1 estará em Monza, já no próximo domingo, para o GP da Itália. Em casa, a Ferrari sofrerá todo o tipo de pressão para mostrar que vai fazer de tudo para garantir mais um título. Assim, esta pode ser a última chance de Raikkonen reafirmar sua posição de postulante ao bicampeonato.


