Lúcio Horta
De Londrina
Ele nasceu há três meses mas até agora não tem nome, não foi adotado por ninguém e ficou esquecido em alguma prancheta da cidade. A única coisa que ganhou, provisoriamente, foi um apelido um tanto estranho: Belinaldo – uma mistura dos nomes do prefeito de Londrina, Antonio Belinati (PFL), e dos Ronaldinhos da Seleção – o ‘‘Gaúcho’’ e o ‘‘Italiano’’.
Para quem vê a figura, logo entende o apelido: o mascote do Torneio Pré-Olímpico de Futebol foi criado a partir de um símbolo da atual administração municipal – a rosa, ex-socialista, hoje liberal – e tem os dois dentes frontais (únicos e grandes) saltados para frente – assim como os Ronaldinhos. Sem contar, obviamente, a bola, que está sempre nos ‘‘pés’’ da criatura.
Mas por que será que o mascote do torneio ficou esquecido até agora? Marco Túlio Tomasseti, designer gráfico e criador da figura, explica que a idéia inicial era promover Belinaldo junto com a logomarca do torneio, ainda no ano passado. Também seria realizada uma campanha para escolher o nome definitivo da criatura. ‘‘Mas a comissão de organização achou que deveria aguardar (o lançamento do mascote para) um momento em que a campanha precisasse ser levantada’’, explica. O tempo foi passando e a figura acabou esquecida.
Tomasetti foi contratado pela administração, junto com Sérgio Vasconcelos, para produzir não só o mascote mas também uma campanha completa para o Pré-Olímpico. Seriam criados outdoors, banners, cartões telefônicos, quiosques para informações e venda de souvenirs, tótens mostrando ao visitante o percurso para chegar ao Estádio do Café etc. Tudo com a marca do Pré – que, não coincidentemente, também foi criada a partir do símbolo da administração Belinati.
Por causa da falta de recursos, algumas idéias acabaram abandonadas. No caso do Belinaldo, ainda teve um agravante: surgiu na cidade um ‘‘impostor’’, uma figura parecida com o mascote e que acabou adotada na campanha de algumas empresas e veículos de comunicação. ‘‘Mas quem sabe agora ainda dê tempo para a gente retomar o mascote oficial, promover a campanha e apresentá-lo de vez!’’, sugere o criador, que costuma chamar Belinaldo de ‘‘menor abandonado’’.Criado para alavancar a publicidade do Pré, ‘Belinaldo’ ainda está na gaveta
Mario CesarCRIADOR E CRIATURAO designer Túlio Tomasetti com o ‘Belinaldo’: mistura do símbolo da administração Belinati com os dentes frontais dos ‘Ronaldinhos’ está relegado ao anonimato