SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Brasil está na briga por medalhas na categoria 49er FX feminino da vela nas Olimpíadas de Tóquio. A dupla Martine Grael e Kahena Kunze garantiu a classificação para a medal race em primeiro lugar ao fim das regatas classificatórias.

Imagem ilustrativa da imagem Martine Grael e Kahena Kunze avançam em primeiro à final da 49er FX na vela
| Foto: Olivier MORIN / AFP

Neste sábado (31), as brasileiras disputaram três regatas e chegaram à etapa que determina as medalhas na modalidade com a menor pontuação.

Na regata 10, Martine e Kahena ficaram em 12º lugar. O resultado fez com que elas conseguissem a segunda colocação no geral, a apenas 8 pontos das líderes.

Nas duas últimas regatas, as brasileiras foram estratégicas e ficaram na segunda e na décima posição, respectivamente. Ao todo, elas acumularam 70 pontos e assumiram a liderança do geral.

Em segundo lugar, estão as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz, com 71 pontos. Em terceiro, aparecem as alemãs Tina Lutz e Susann Beucke, com 73.

A final será na madrugada de segunda-feira (2), com previsão de início para as 2h30. Vence quem tiver o menor número de pontos acumulados em todas as regatas. A Medal Race conta com pontos dobrados.