O presidente do PSTC (Paraná Soccer Technical Center), Mário Iramina, é descendente de japoneses e afirmou que a classificação do Japão para as oitavas de final não foi uma surpresa. "Tudo isso é fruto de um trabalho que o Japão vem desenvolvendo faz tempo. Para nós, que mexemos com o futebol, não é surpresa. Todos os atletas que jogam na seleção japonesa jogam na Europa. Hoje o Japão está preparado e é fruto de um trabalho que vem sendo realizado há quase 30 anos."

Iramina afirma que o Japão vem se desenvolvendo muito futebolisticamente.
Iramina afirma que o Japão vem se desenvolvendo muito futebolisticamente. | Foto: Júlio Sodré/PSTC

Iramina afirma que o Japão vem se desenvolvendo muito futebolisticamente. "Acredito que, futuramente, possa dar trabalho para muitas equipes do mundo. O futebol de hoje vai além da técnica. Hoje a parte tática é fundamental no futebol. Todo mundo apostava na Espanha e Alemanha nesse grupo e o Japão derrotou as duas equipes, que são tradicionalíssimas e que já foram campeãs do mundo. Foi uma chave extremamente difícil. O Japão teve duas vitórias fantásticas em cima deles"

Questionado sobre a possibilidade do Japão cruzar o caminho da seleção brasileira nas quartas de final, ele foi bastante enfático ao dizer que não tem dúvidas de qual lado vai escolher. "Eu tenho minha origem japonesa, mas pode ter certeza que sou um brasileiro nato. Nessa hora não vai ter divisão não. Sou torcedor do Brasil e acredito que ele será o campeão. Nós, que mexemos com futebol, se o Brasil for campeão vai gerar um grande lucro para o futebol brasileiro."

Provocado a dar um palpite para a partida entre Japão e Croácia, que se enfrentam na próxima fase, ele afirmou que existe uma grande possibilidade do Japão se classificar, no entanto, são duas seleções não tradicionais. "Acho que a possibilidade de ambas é de 50%, porque acho que não tem favoritismo nesse jogo." Sobre a seleção brasileira, Iramina disse que o trabalho do Tite está sendo muito bem feito e os jogadores estão bastante focados. "Acredito na recuperação do Neymar e isso será fundamental para que o Brasil seja campeão."

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.