Maringaense disputará Mundial de Goalball
PUBLICAÇÃO
sábado, 10 de fevereiro de 2007
Giancarlo Franquini<br> Especial para a Folha 
Maringá - Uma doença degenerativa na visão fez com que aos 15 anos Márcia Bonfim Vieira, hoje com 27 anos, começasse a descobrir o esporte. A maringaense é a única representante do Sul do Brasil convocada para participar do Mundial de Goalball, em julho, em São Caetano do Sul (SP). A atleta ainda detém o recorde brasileiro de lançamento de peso na sua categoria e o pan-americano de lançamento de dardo.
Apesar de trabalhar na central de atendimento de uma cooperativa da cidade e cursar a faculdade de Serviço Social, Márcia encontra tempo para treinar todos os dias. Ela faz seus treinos físicos gratuitamente em uma academia e também na pista de atletismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Os treinamentos de goalbaal, Márcia realiza com a equipe masculina da Associação dos Deficientes Visuais de Maringá (Adevimar). ''Acho que isso também me ajuda, porque eles não aliviam. Não tem meninas o suficiente para formar uma equipe aqui. É bom que quando treino na seleção, a bola vem com menos força'', brinca. A jogadora conta que o mundial será importante porque os quatro primeiros colocados garantem vaga para as Paraolimpíadas, em Pequim, na China.
Márcia pratica a modalidade há seis anos e esse será seu segundo mundial. Os treinamentos devem começar pelo menos dois meses antes. O Mundial deverá contar com cerca de 30 equipes.
A atleta lembra que também tem índice para participar do Para-panamericano do Rio de Janeiro, mas para isso precisaria ficar muito tempo longe de casa. ''É que tenho uma filha e não gostaria de ficar tanto tempo treinando em São Paulo. Apesar de me dedicar mais ao goalbaal, ainda não descartei minha participação no Pan'', comenta.
Origem - O goalbaal nasceu na Alemanha e é praticado por três atletas de cada equipe. No total, a time é formado por seis pessoas. A disputa acontece em uma quadra equivalente a quadra de vôlei. As três têm que evitar os gols do adversário, que arremessam uma bola com 1,250 kg, que tem um guizo dentro. O esporte é praticado com silêncio absoluto e os juizes interrompem o jogo caso haja algum barulho.


