Cláudio Osti
De Londrina
O Grêmio Maringá pode conseguir, fora das quatro linhas, uma vaga para disputar a primeira divisão do Campeonato Paranaense da Série A1. A brecha é o pedido de licença do Apucarana feito na sexta-feira à Federação Paranaense de Futebol (FPF). O clube está afundado em dívidas – R$ 650 mil – e não se vê em condições de disputar o Paranaense. Para piorar, o diretor do Apucarana Jesus Vicentini (foto), em reunião com o prefeito da cidade Carlos Scarpelini e com outros dirigentes do clube, na sexta-feira, entregou seu cargo.
Diante disso e sem poder contar com o apoio financeiro da Prefeitura de Apucarana, houve consenso em pedir o afastamento do clube da competição. Vicentini também é diretor de futebol do Grêmio.
Ontem o dirigente disse que a FPF ainda não havia feito o convite oficial, o que deve acontecer hoje, no arbitral que será realizado em Curitiba, na sede da FPF. Segundo o dirigente, no último arbitral ficou decidido que se algum clube desistisse de participar da competição a FPF poderia convidar, a seu critério, um clube para completar o grupo. ‘‘O critério deve ter sido a potencialidade da cidade de Maringá e o grande número de torcedores do Grêmio’’, disse Vicentini.
A Folha tentou entrar em contato com o presidente da FPF, Onaireves Rolim de Moura, mas o telefone celular dele estava desligado. Caso se confirme a participação do Grêmio na elite do Campeonato Paranaense, o convite deve gerar muita polêmica pois ele não leva em conta os critérios de acesso e descenso.
O Londrina, por exemplo, foi rebaixado para a A2 em 98. Em 99, sem reclamar ou tentar alguma jogada de ‘‘tapetão’’, disputou a A2, foi campeão – o vice foi a Portuguesa Londrinense, que também subiu – e conquistou o direito de retornar a série A1. O Prudentópolis ficou em terceiro lugar na A2. Iraty e Matsubara foram rebaixados da A1.
‘‘Quem deve brigar por causa do convite são os times que se sentirem prejudicados, caso do Iraty e do Prudentópolis’’, analisou ontem Antônio Mikulis, presidente do Clube dos 9 – que reúne os times do interior do Estado. ‘‘Agora, se for confirmado o convite, não precisa ter mais acesso e descenso, é só escolher as cidades mais bonitas, populosas..., finalizou Mikulis.
Ontem o Grêmio empatou, em 1 a 1, o amistoso disputado em Marialva contra o Marília.