São Paulo - Às vésperas da abertura do Mundial, o técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, Marco Aurélio Motta, mostra-se confiante em um bom desempenho da equipe na competição. Para ele, a tônica do torneio será o equilíbrio entre os 24 participantes.
O treinador, que está à frente do time desde 2000, não vê grandes favoritos ao título. Ele acredita que mesmo as seleções que não participaram do Grand Prix, realizado em julho e agosto, poderão surpreender.
''Nossa única referência é o Grand Prix. Mesmo assim, muitos times que vão estar disputando esse Mundial aqui na Alemanha não estiveram na Ásia. Temos que estar bem atentos. Esse vai ser um campeonato equilibrado e bastante corrido'', disse.
Para Marco Aurélio Motta, apenas as russas, campeãs do Grand Prix, e as chinesas, segundo colocadas, estão em ligeira vantagem devido à boa campanha no último torneio.
''Só Rússia e China estão um pouco acima dos outros times. Já Brasil e Cuba, ambos renovados, além de Estados Unidos, Itália, Holanda e Japão fazem parte de um grupo intermediário que estará brigando para surpreender.'' O Brasil faz parte do Grupo D do Mundial, junto com China, Austrália, Tailândia, Polônia e Grécia. A estréia acontece amanhça contra as polonesas.

mockup