Maratona de Curitiba pode bater record
PUBLICAÇÃO
sábado, 18 de novembro de 2000
Ed Carlos Rocha De Curitiba 
Em sua quarta edição, a Maratona Ecológica Internacional de Curitiba terá um número recorde de inscritos. Os organizadores esperam a participação de 1.300 atletas na prova que será disputada amanhã, às 8 horas, no Parque Barigui. A chegada dos primeiros competidores está prevista para cerca de 2h20 depois, na Pedreira Paulo Leminski.
O recorde anterior de inscritos aconteceu no ano passado, quando 1.164 pessoas disputaram a maratona. Segundo o coordenador da prova, Eduardo Galina, a expectativa é de que o número seja bem maior esse ano. Devemos atingir os 1.300 participantes, ou até mais, amanhã (hoje). O horário para inscrição vai até as 18 horas. Acreditamos nisso porque muita gente vai deixar para o último instante, até porque pode não ter tido tempo antes em função do trabalho.
Para Galina, o número de participantes vem aumentado todo ano em função da importância e qualidade da Maratona de Curitiba. A organização e a infra-estrutura para receber os atletas está fazendo a Maratona Ecológica se tornar cada vez mais atraente e isso resulta em mais pessoas querendo participar.
Haverá representantes de 11 países e de 18 estados brasileiros. Seis atletas tentam amanhã o bi em suas respectivas categorias. Reginaldo Ricofica Silva e Josefa Madalena, vencedores em 97; Diamantino Silveira dos Santos e Euseli de Assis Batista, campeões em 98; e Arnaldo Sales de Sá e Maria Sandra Pereira, que ficaram com o título no ano passado, estão confirmados e vão brigar pela segunda vitória. Um dos atrativos é o prêmio de R$ 10 mil para o ganhador masculino e R$ 10 mil para o feminino.
DesafioEntre os competidores profissionais, que disputam passo a passo os 42.195 metros, têm participantes que querem mais é mostrar que mudaram de vida. Gilberto da Silva, 46 anos, é um deles. Desde que sofreu um infarto, há dois anos, ele foi orientado pelos médicos a caminhar. Só que tomou gosto pela coisa e passou a correr. Ele pretende terminar o percurso em pelo menos 4h15. O infarto foi a melhor coisa que me aconteceu, porque pude ver que a vida estressada e dedicada apenas ao trabalho não leva a nada.
CleusaA londrinense Cleusa Maria Irneu, a melhor brasileira nas duas últimas corridas de São Silvestre, em São Paulo, está desde ontem em Belo Horizonte, onde amanhã vai disputar a Volta da Pampulha, a partir das 9 horas. A prova terá um percurso de 17.800 metros. Cleusa foi a vencedora do ano passado com o tempo de 1h2.


