Manifestação pró-Flu fracassa nas Laranjeiras
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de novembro de 1996
Agência Estado 
A campanha Reage, Flu, lançada por Renato Gaúcho após o rebaixamento do time para a 2ª Divisão, teve apoio discreto dos torcedores do Fluminense. Pouco mais de 100 tricolores compareceram ao estádio das Laranjeiras, ontem pela manhã, para incentivar a iniciativa do craque em lutar pela permanência da equipe no grupo de elite do futebol brasileiro. Os integrantes da torcida organizada Young Flu prometeram desfilar nus com Renato, na praia de Ipanema, no dia em que o jogador decidir pagar a aposta feita antes do rebaixamento.
O apelo de Renato para que a torcida vestisse a camisa e desfraldasse a bandeira do clube não foi correspondido. Nos prédios que circundam o estádio, somente uma bandeira pequena podia ser vista numa das janelas. Nenhum dirigente compareceu à manifestação. Renato ficou praticamente isolado à frente do movimento em defesa da virada de mesa no regulamento do Brasileiro, embora conte com o apoio de dirigentes do Clube dos 13. Os poucos torcedores que compareceram às Laranjeiras tentaram incentivar cantando o refrão Flu é tradição, 1ª Divisão.
A pedido de Renato, os jogadores deixaram o campo, onde participavam de um treinamento, aplaudindo os torcedores. Renato criticou a postura da CBF, que não concorda com a mudança do regulamento. A CBF não tem moral para ser contra a virada de mesa, afirmou. Segundo ele, a entidade deixou de punir o Santos por ter escalado o atacante colombiano Usuriaga sem condições de jogo contra o Fluminense.


