Time mais badalado da Liga Europa, o Manchester United não deve ter vida fácil na fase de grupos da Liga Europa. O sorteio, realizado nesta sexta-feira, em Mônaco, colocou os comandados de José Mourinho na difícil chave A, com Fenerbahçe, Feyenoord e Zorya Louhansk, da Ucrânia.

Os 'Red Devils', que contrataram reforços de peso, como Zlatan Ibrahimovic e Paul Pogba, vão enfrentar um velho conhecido, o atacante Robin Van Persie, hoje no Fener.
"É um bom sorteio para nós, porque parece até que estamos na Liga dos Campeões. É um grupo difícil, mas é melhor assim. Se você enfrentar adversários sem desafio, nem a torcida vai poder curtir as rodadas de quinta-feira", comentou Mourinho.

Mais acostumado a disputar a Champions, apesar de nunca ter levantado a 'Taça Orelhuda', Ibra não joga a Liga Europa desde a temporada 2001-2002, quando ainda era atleta do Ajax e a competição ainda se chamava Copa da Uefa. Outro grupo interessante será o K, com Inter de Milão, outro 'medalhão' que tem a Liga Europa como prêmio de consolação, Sparta Praga, Southampton e Beer-Sheva, de Israel.

Zenit e Roma beneficiadosO grupo G é ao mesmo tempo um dos mais complicados e mais equilibrados, com Ajax Amsterdam, Standard Liège, Celta Vigo e Panathinaïkos.
O Athletic Bilbao, que disputou as quartas de final no ano passado, não terá moleza na chave F, com Genk, Rapid de Viena e Sassuolo, surpreendente sexto colocado da última edição do Campeonato Italiano.

Já o Zenit São Petersburgo não deve ter tanta dificuldade no grupo D, com o AZ Alkmaar como único adversário de peso, assim como a Roma, no grupo E, com os tchecos Viktoria Pilsen, ou a Fiorentina, no J, com PAOK Salônique.

O Shalke 04 é favorito do grupo I, mas terá que abrir o olho contra Salzburgo, Krasnodar e Nice. A fase de grupos vai de 15 de setembro a 8 de dezembro. No mata-mata, entram os terceiros colocados das oito chaves da Liga dos Campeões. A final está marcada para o dia 24 de maio de 2017, em Solna, na Suécia.

mockup