O Malutrom venceu o Rio Branco de Americana (SP) por 1 a 0 ontem à tarde, em Curitiba, e garantiu a sua participação na próxima fase do Módulo Branco da Copa João Havelange como primeiro colocado do Grupo 1, com 14 pontos. O Rio Branco de Paranaguá não teve a mesma competência e está eliminado da competição. A equipe empatou por 0 a 0 com o Olímpia (SP), em Paranaguá, e ficou em terceiro lugar no Grupo 3 porque o Uberlândia (MG) venceu o União por 4 a 3, em Bandeirantes.
A próxima fase será disputa em dois grupos de quatro times. Haverá confronto dentro de cada grupo em turno e returno. Os dois melhores colocados disputam uma vaga nas oitavas-de-final do Módulo Azul. Vão participar das oitavas da Copa JH, os 12 primeiros colocados do Módulo Azul, os três melhores do Módulo Amarelo e o campeão dos Módulos Verde e Branco num total de 16 times. Eles se enfrentarão em jogos eliminatórios até se apontar os dois finalistas da competição.
O Grupo A já tem confirmadas as presenças de Uberlândia (MG), Tuna Luso (PA) e o Olímpia (SP). O Malutrom está no Grupo B com Moto Clube e Etti Jundiaí se o Juventus (SP) não recuperar os pontos que perdeu por utilizar um jogador suspenso. Os outros dois clubes classificados serão conhecidos após a rodada de hoje à noite, às 20h30: Atlético (GO) x Ypiranga (AP), Juazeiro (BA) x Tuna Luso (PA), Tocantinópolis (TO) x Dom Pedro (DF), Confiança (SE) x Moto Clube (MA), Central (PE) x Corinthians (AL) e Operário (MS) x Flamengo (PI). Flamengo, Central, Ypiranga. Corinthians e Juazeiro disputam as duas vagas.
O Malutrom venceu, mas não convenceu. A equipe não foi nem sombra daquela que venceu o Santo André por 4 a 2 na quarta-feira da semana passada. Pouca inspirada no meio-de-campo, quase não levou perigo ao gol do time americano. O adversário também contribuiu para deixar a partida ruim. Apesar de precisar da vitória para continuar na competição, o Rio Branco não teve competência para passar por cima do Malutrom.
O jogo começou morno. O Malutrom até tomou a iniciativa e dominou o adversário na primeira etapa. O domínio, no entanto, não se traduzia em boas chances de gol até os 30 minutos, quando o zagueiro Márcio Giovanini aproveitou uma bobeira da zaga e chutou cruzado para fazer 1 a 0.
No segundo tempo, a equipe paulista até que começou melhor. Chegou a encurralar o Malutrom, mas sem conseguir criar chances para marcar. O Malutrom, que desistiu do jogo, se posicionou para o contra-ataque, mas pouco chegou na área adversária.
Um clima de tristeza baixou sobre Paranaguá com o empate do Rio Branco de 0 a 0 com o Olímpia. Os jogadores do Leão da Estradinha correram atrás do gol durante os 90 minutos. Mas tiveram azar. A bola bateu na trave, na perna do zagueiro, no ombro do goleiro e não entrou. O resultado deixou a equipe em terceiro lugar do grupo 3, com 11 pontos ganhos, o mesmo de Uberlândia, primeiro colocado, e Olímpia, segundo, mas com um saldo de gols inferior.
Outros três jogos acontecem esta noite: São Caetano x CRB, Figueirense x Remo e Botafogo-SP x Paysandu.