Melbourne, 15 (AE) - Wanderley Luxemburgo entrou de cabeça no projeto que ele batizou de "medalha de ouro e tem como objetivo a inédita conquista do título olímpico, em 2000, em Sydney. Entusiasmado com a vitória por 2 a 0 sobre a Austrália, na madrugada de domingo, o técnico da seleção brasileira passou a valorizar ainda mais a segunda partida contra os australianos, às 7 horas (horário de Brasília), desta quarta-feira, em Melbourne.
Luxemburgo concentrará todos os seus esforços na seleção sub-23 até o fim do ano, deixando de lado o time principal. Além dos dois amistosos programados para o início de dezembro, em Campo Grande e Rondonópolis, ele pediu para a CBF agendar mais dois.
A preparação para o Torneio Pré-Olímpico, em janeiro, no Paraná, começa no dia 7. Os jogadores só terão folga nas festas de fim de ano.
Nas conversas que vêm mantendo com os atletas na Austrália, Luxemburgo procura ressaltar a necessidade de todos incorporarem um "espírito amador. Ele já avisou que os jogadores não devem exigir prêmio em dinheiro para uma eventual conquista da medalha de ouro.
Além disso, o técnico faz questão de usar a Vila Olímpica se a seleção for aos Jogos de Sydney. Na Olimpíada de Atlanta, em 1996, o time usou uma concentração particular.
Testes e violência - Para o jogo desta quarta, Luxemburgo pode fazer alguns testes. Mas o time que começa jogando deve ser o mesmo do último jogo, com Athirson no lugar de Dedê, que sofreu séria contusão no joelho e ficará 30 dias afastado.
A violência dos australianos, aliás, foi muito criticada por Luxemburgo, que hoje recebeu a resposta do técnico adversário, Frank Farina. Segundo ele, os brasileiros simularam contusões na partida e seu time jogou dentro das regras. Farina não poderá contar com o goleiro Mark Bosnich, que está contundido e retornou ao seu clube, o Manchester United. Austrália: Kalac; Moore, Muscat e Okon; Vidmar, Johnson, Zelic, Corica e Agostino; Tiatto e Mori (Maloney). Técnico - Frank Farina. Brasil: Sílvio; Mancini, Fábio Bilica, álvaro e Athirson; Marcos Paulo, Mozart, Alex e Denílson; Ronaldinho e Fábio Júnior; Técnico - Wanderley Luxemburgo. Juiz - não divulgado. Local - Melbourne Cricket Ground. Globo (às 7 horas, de Brasília, na quarta-feira)

mockup