Áureo Nogueira
De Londrina
O técnico da Seleção Brasileira, Wanderley Luxemburgo, quer concentração total no Torneio Pré-Olímpico. Tanto que não vai permitir a discussão de outro assunto que não seja a conquista da vaga olímpica. É que ontem surgiu a informação de que um empresário português virá a Londrina para negociar a transferência do meia Mozart, do Coritiba para o Porto.
‘‘Se vier, não vai ser no nosso hotel’’, disse Luxemburgo, enfaticamente, acrescentando que a valorização e o assédio de jogadores da seleção é normal, ‘‘mas o atleta deve estar preparado e não se desconcentrar da competição’’.
Além desse fato, outro episódio repercutido ontem foi o atraso na reapresentação da folga concedida no sábado. Um jogador teria retornado ao hotel às 2h30 da madrugada, quando a determinação era de que todos estivessem na concentração até as 2 horas.
‘‘É ridículo eu ter de me importar com o atraso tão insignificante num dia em que Fábio Júnior e os outros atletas estavam liberados para fazer tudo aquilo que os jovens gostam’’, disse o treinador, visivelmente contrariado com a insistentes perguntas sobre o caso.
O técnico da Seleção Brasileira afirmou que todos no grupo só estão pensando no Pré-Olímpico. ‘‘Os jogadores já estão com espírito de competição. Todos estão embuídos na conquista do Pr钒, assegurou. Mas, durante a entrevista coletiva concedida logo após o treino dos que não iniciaram o jogo de sábado, Luxemburgo enfatizou a necessidade da concentração total e do equilíbrio emocional.
‘‘Acabou a fase dos amistosos. Já entramos na semana da estréia e a partir de agora o aspecto emocional será muito importante’’, destacou Luxemburgo, informando que hoje a Comissão Técnica – que conta com uma psicóloga, Suzy Fleury, – inicia avaliação e preparação do grupo para a disputa da vaga olímpica.
Luxemburgo está satisfeito com o desempenho apresentado pelos jogadores e acha que a seleção vai estrear no torneio em boas condições. ‘‘Apesar de o tempo de treinamento não ter sido o ideal, a equipe está em boas condições para disputar a vaga. Nossa expectativa é de que o grupo cresça durante a competição’’, disse o técnico, para quem o grupo é experiente para enfrentar a pressão pela conquista de uma das duas vagas sul-americanas em Sydney.
‘‘São jogadores de 22, 23 anos. Já não são mais meninos. Além do mais, todos são titulares em seus clubes e estão acostumados à pressão por conquistas.’’

mockup