Reunião, cobrança e ameaças de mudanças na equipe. Essas foram as consequências da primeira derrota do Corinthians no Campeonato Brasileiro, sábado, para o Bragantino, em Bragança Paulista.
O técnico Wanderley Luxemburgo conversou demoradamente com o grupo de jogadores antes do treinamento de ontem e exigiu mais seriedade e respeito aos adversários. ‘‘Discutimos os erros e lavamos a roupa suja, mas sem turbulência’’, disse o goleiro Nei.
Além disso, o time, que vinha sendo repetido jogo a jogo, deverá ser modificado para o clássico de amanhã, contra a Portuguesa, no Pacaembu. O meia Rincón machucou-se no treinamento de ontem e vai ficar de fora da partida. Luxemburgo, que ainda não definiu o substituto, deve mexer também na defesa e no ataque.
Cris pode ganhar a posição de Batata na zaga e Mirandinha pode ser substituído por Dinei.
Luxemburgo disse que o time vai buscar a primeira colocação na classificação geral. Para isso, serão necessários, segundo ele, 49 pontos ganhos. ‘‘Ainda não desistimos desta marca: vai dar para buscá-la’’, afirmou Nei.
Outra preocupação do treinador é o número de jogadores ‘‘pendurados com dois cartões amarelos. São sete no total: Rodrigo, Gamarra, Silvinho, Marcelinho Carioca, Rincón, Ricardinho e Mirandinha. Depois da Portuguesa, o Corinthians vai enfrentar o Sport, em Recife, e o técnico não quer o time desfalcado para essa partida de ‘‘seis pontos.
Portuguesa - Para os jogadores da Portuguesa e o técnico Candinho, o Corinthians é o favorito na partida entre os dois times, amanhã. ‘‘A equipe tem grandes jogadores e passa por uma excelente fase’’, analisou o atacante Leandro, um dos artilheiros da competição com nove gols. ‘‘Acho que será a melhor partida do campeonato.’’
Candinho concorda com o atacante, mas deixa claro que a Portuguesa deve dificultar ao máximo o trabalho do adversário. ‘‘Foram dois empates, no último com aquele pênalti do Castrilli’’, disse o treinador. As duas equipes só perderam um jogo no Brasileiro. A Portuguesa foi derrotada pelo Vitória e o Corinthians para o Bragantino.
Candinho, auxiliar técnico de Luxemburgo na seleção, não vê problemas em jogar contra o ‘‘chefe’’. ‘‘Nos enfrentamos desde a época em que ele estava no Bragantino e eu no Bahia.’’ Ele lembra que nem mesmo a desclassificação para a final do Campeonato Paulista com um pênalti duvidoso abalou o relacionamento com o técnico do Corinthians.

mockup