Áureo Nogueira
De Londrina
O atacante Lucas, do Atlético Paranaense, e o meia Edu, do São Paulo, são os novos integrantes da Seleção Brasileira Sub-23 que vai disputar o Torneio Pré-Olímpico – a ser realizado em Londrina no período entre o próximo dia 19 e 6 de fevereiro – e que vai apontar as duas seleções da América do Sul nas Olimpíadas de Sidney.
Lucas iria desembarcar no aeroporto local às 21h15 de ontem, procedente de Ribeirão Preto (SP), onde passava férias com os pais. A chegada de Edu estava prevista para às 22h30, vindo de São Paulo. Ambos devem se submeter a exames médicos de rotina pela amanhã e já participam do treinamento da tarde, programado para as 16h30, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD).
A convocação do atacante rubro-negro e do meio-campista tricolor foi feita pelo técnico da seleção, Wanderley Luxemburgo, na entrevista coletiva concedida logo depois do treino de ontem pela manhã na Sala de Imprensa do Estádio VGD.
Lucas substitui Roni, do Fluminense, cortado ontem por contusão. Edu entra na vaga de Denílson, do Real Bétis (da Espanha) – dispensado anteontem por exigência do seu clube.
O Bétis exigiu a participação de Denílson em pelo menos dois jogos, pela Copa do Rei e pelo Campeonato Espanhol. O presidente do clube chegou a ameaçar com a rescisão o contrato de imagem do jogador, cujo valor é de aproximadamente US$ 15 milhões. Roni foi dispensado ontem porque está contundido e não teria tempo suficiente para se recuperar.
O corte de Roni foi anunciado pelo médico da seleção, José Luiz Runco, na mesma entrevista coletiva. ‘‘Roni se queixou de dores musculares e se submeteu a uma ultra-sonografia. O exame revelou que o atleta apresenta um contusão muscular na parte posterior da coxa esquerda. Apesar de ser uma contusão considerada simples, ele necessita de sete a dez dias para tratamento. Diante dessa situação, o atleta está cortado da delegação’’, disse o médico.
Roni, que também compareceu à coletiva, lamentou sua dispensa, mas compreendeu as razões de Luxemburgo e da Comissão Técnica. ‘‘Estou muito triste por estar saindo do time. Mas reconheço que sou pequeno em relação à grandeza da seleção e compreendo a necessidade de minha dispensa’’, disse o atleta do Flu.
O atacante assegurou que a contusão não é a mesma que o tirou de alguns jogos do tricolor carioca durante o Série C do Campeonato Brasileiro, nem a que impediu sua convocação para algumas partidas da própria seleção. Esclareceu que em um caso a contusão era na panturilha (batata da perna) e que, no outro, na mesma coxa agora contundida.
O médico da seleção confirmou as informações do jogador. ‘‘Desta vez, a contusão atinge outro músculo’’, emendou Runco.
Apesar de abatido com o corte às vésperas da disputa do Pré-Olímpico, Roni desmonstrava tranquilidade e otimismo. ‘‘Vou me recuperar da contusão e trabalhar para retornar nas próximas convocações.’’
No dia anterior, Luxemburgo já havia levantado a hipótese do corte de Roni. É que o atacante não pôde trabalhar no treinamento físico da tarde e havia o risco de a contusão demandar muito tempo para recuperação. Como o técnico deseja contar com todos os jogadores na melhor condição, nesse caso Roni seria substituído.
Sobre os novos convocados, Luxemburgo disse que ambos estão à altura da seleção. Lembrou que Edu já jogou na Sub-23 e que Lucas apresentou ótimo desempenho no Campeonato Brasileiro e no Torneio Seletivo para a Taça Libertadores.
‘‘A saída dos dois jogadores, principalmente Denílson, que era peça importante, vai exigir mudança no esquema tático do time. Mas a filosofia do grupo continua a mesma e o futebol brasileiro é pródigo em produzir craques. Vamos sentir a falta dos substituídos, mas Lucas e Edu vão se superar e a seleção segue sua rotina normalmente’’, destacou Luxemburgo.

PERFIL
Nome: Lucas Severino
Posição: atacante
Altura: 1,84 m
Peso: 71 kg
Nascimento: 3/1/79
Naturalidade: Ribeirão Preto (SP)
Clube: Atlético Paranaense
Clubes em que atuou: Botafogo de Ribeirão (89 a 98) e Atlético (98 e 99)
Títulos: Paulista júnior em 94 pelo Botafogo-SP, torneio da Arábia Saudita em 96 pela Seleção Brasileira Sub-17, Paranaense de 98 pelo Atlético-PR e Copa Paraná de 98 pelo Atlético-PR

mockup