São Paulo, 9 (AE) - Um gol do meia Marquinhos aos dez minutos do segundo tempo deu a vitória à Portuguesa, hoje à tarde, no Canindé, diante da Internacional de Limeira e aumentou as chances do time do Canindé de obter a classificação para a próxima fase do Campeonato Paulista. Com o resultado positivo, a Lusa soma dez pontos e igualou-se à Inter na classificação. Ambas as equipes somam dez pontos, um a menos do que o líder Santos, que perdeu para o Mogi Mirim. Restando três rodadas, Portuguesa e Inter voltam a se enfrentar quarta-feira, em Limeira.
O nível técnico da partida não poderia ser pior. Enquanto a Inter apenas se defendia, procurando de todas as formas garantir o empate, a Portuguesa irritava a pequena torcida com a sucessão de erros nos passes e na desatenção de alguns jogadores, como o atacante Bentinho.
Nos primeiros dez minutos, apenas a Lusa procurou o ataque. Teve duas chances, mas o veterano goleiro Régis surgiu com eficiência. Como a Portuguesa não mostrava força, a Inter aventurou-se ao ataque e Marquinhos teve duas boas chances para abrir o placar, mas errou o alvo.
Como a equipe de Limeira marcava forte a saída de bola da Lusa e os atacantes do time da capital não tinham grande movimentação, a partida ficou concentrada no meio-de-campo. A Portuguesa só voltou a assustar o goleiro Régis aos 42, após boa jogada de Simão. Aos 47, Marquinhos apareceu sozinho na frente do goleiro, mas a finalização bateu na zaga.
No primeiro tempo, a única alegria dos torcedores que foram ao estádio era comemorar os gols do Rio Branco contra o Palmeiras, em Americana, anunciados pelo alto falante do Canindé.
No intervalo, o técnico Nelsinho trocou o sonolento Bentinho pelo voluntarioso Jean. A alteração deu mais ânimo ao ataque luso. O gol não demorou a surgir. E veio em uma jogada individual de Marquinhos. O meia bateu de fora da área, de pé esquerdo, pegando Régis no contra-pé: 1 a 0.
A partir daí, o nervosismo tomou conta das duas equipes. Enquanto Leandro e Lica trocavam insultos e cotoveladas e só eram advertidos com o cartão amarelo, muitas oportunidades de gol foram criadas, mas todas, desperdiçadas. Alexandre e Jean pela Portuguesa e Edmundo e Cebola pela Inter foram os que perderam as melhores chances.
Aos 45 minutos, o goleiro Fabiano garantiu a vitória da Portuguesa, defendendo um perigoso chute de Adil, após cobrança de falta.
Mas uma vez a torcida da Lusa deixou o estádio com um sentimento duplo. Feliz pela vitória, mas triste com o futuro da equipe no Paulista. FICHA TÉCNICA: PORTUGUESA Fabiano; Denílson, Émerson, Tinho e Wágner; Simão, Alexandre (Sandro Fonseca), Marquinhos e Evandro; Leandro e Bentinho (Jean). Técnico - Nelsinho Baptista. INTERNACIONAL Régis; Carlos Roberto, Lica, Jorginho (Cebola) e Samuel; Daniel Frasson (Hélder), Émerson (Adil), Danilo e Creisler; Edmundo e Marquinhos. Técnico - Basílio. Gol - Marquinhos aos 10 minutos do primeiro tempo. Juízes - Luciano Quilichini e Anselmo Costa. Cartão amarelo - Wágner, Marquinhos, Leandro, Bentinho, Marquinhos (I), Creisler, Adil, Samuel e Lica. Renda e Público - Não fornecidos. Local - Canindé.