Lusa quer ser a surpresa no Paranaense-2000
Cláudio Osti
De Londrina
A Portuguesa Londrinense pretende ser a surpresa do Campeonato Paranaense de 2000. A certeza de que fará um bom papel vem da parceria do clube com o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. Segundo o coordenador da Lusinha, Amarildo Vieira, o clube carioca irá ceder de seis a sete jogadores de seu elenco profissional, que não serão aproveitados pelo técnico Antônio Lopes, para a disputa do Paranaense. Além desses a Portuguesa pretende contratar outros sete atletas para a competição que irão se juntar ao atual grupo. A Portuguesa já marcou até a apresentação do time: será dia 3 de janeiro.
O clube, que subiu este ano para a Primeira Divisão do Paranaense, pretende mandar seus jogos no Estádio da Vila Santa Terezinha. O estádio está passando por uma reforma geral. Os dirigentes já concluíram os vestiários para os times e para a arbitragem. O gramado está sendo recuperado. Os dirigentes também pretendem aumentar a atual arquibancada para que ela possa ter capacidade para 2.500 pessoas sentadas.
A Portuguesa, na verdade, planeja fazer um centro de treinamento no estádio. Segundo Amarildo Vieira, serão constuídos um campo de futebol suíço, uma quadra de areia e outros quatro minicampos para treinos técnicos.
Além dessas reformas, o clube está construindo um alojamento para cerca de 200 pessoas. Nesse alojamento vão ficar os garotos das categorias de base que, na avaliação dos dirigentes da Lusinha, são o futuro do clube.
A Portuguesa está apostando alto nesses jovens atletas. Quatro deles, através da parceria com o Vasco, já estão treinando no clube carioca, que tem a preferência para a compra de seus passes. Outros seis devem disputar a Taça São Paulo de Futebol Júnior pelo Paraná Clube. Temos jogadores espalhados por diversos clubes do futebol brasileiro, disse Vieira, contabilizando o patrimônio e apostando no futuro.





