Áureo Nogueira
De Londrina
O Rio Branco, de Paranaguá, venceu a Portuguesa Londrinense por 2 a 1, ontem à noite, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias, em Londrina, e é o representante paranaense na Série C (terceira divisão) do Campeonato Brasileiro, que começa no mês que vem (leia texto nesta página). A vitória do Rio Branco foi de virada, mesmo depois de o time ter tido um jogador expulso, Paulo César Jatobá.
O jogo teve dois tempos distintos. O primeiro foi da Lusa, mas ela não conseguiu definir o placar. O segundo, do representante do Litoral: apesar de a Portuguesa fazer 1 a 0 e de ter tido um jogador expulso, o alvi-rubro virou o jogo.
Até os 15 minutos da partida, a Portuguesa Londrinense jogou muito bem. Tocou a bola com rapidez e velocidade, variando o jogo pelas laterais do campo. Ameaçou o gol do Rio Branco várias vezes, obrigando o goleiro Paulo César a fazer pelo menos duas grandes defesas. E ainda acertou uma bola no travessão.
Depois deste ímpeto inicial, a Lusa reduziu o ritmo e o Rio Branco melhorou a marcação. Mesmo assim, a Lusinha continuou pressionando a defesa adversária na tentativa de gol. Aos 36 minutos, a jogada que retratou o primeiro tempo: a Lusa tocou a bola com rapidez na intermediária, com inversão de jogo de um lado para o outro da área até, a finalização de Rogerinho. Ele chutou forte, cruzado da esquerda para a direita, mas Paulo César segurou.
Mas bastou começar o segundo tempo para a Lusa encontrar o caminho do gol. Num contra-ataque rápido, Tilico tocou para Cambé, que tentou duas vezes para fazer o gol: Portuguesa 1 a 0.
O Rio Branco conseguiu o empate depois de uma grande defesa do goleiro Carlão, que se esticou todo para jogar uma bola pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Carlão rebateu e Pachequinho pegou o rebote, tendo o trabalho de só tocar para dentro do gol: 1 a 1, aos 24 minutos.
A virada chegou dois minutos depois da expulsão de Jatobá. A defesa da Portuguesa parou pedindo impedimento e Kremer ficou cara-a-cara com o goleiro Carlão, driblou o goleiro e fez Rio Branco 2 a 1. A Portuguesa não teve mais forças para buscar o resultado — nem mesmo com os quatro minutos de acréscimo concedidos pelo árbitro.

FICHA TÉCNICA
Portuguesa 1
Carlão; Cambé, Amarildo, Ricardo e Marquinhos Santos; Marcelo, Amaro, Édson Vieira e Rogerinho; Edilson Tilico e Bebeto (Pepeu). Técnico: Nivaldo Santana
Rio Branco 2
Paulo César; Leo (Fabinho), Wesley (Rui), Henrique, e Sandro Neves; Cinho, Paulo César Jatobá, Erminho e Kremer; Pachequinho e Chulapa. Técnico: Jorge Gluitz
Árbitro: Luís Antônio Mondrome
Estádio: Vitorino Gonçalves Dias, em Londrina
Público: Não divulgado
Renda: Não divulgada
Expulsão: Jatobá, aos 26 do 2º
Gols: Cambé aos 2, Pachequinho aos 24 e Kremer aos 29 do 2ºTime londrinense desperdiça muitas chances de gol, sofre virada do Rio Branco e dá adeus à participação no Brasileiro
Cesar AugustoCHANCE PERDIDAKremer dá combate a Edson Vieira, da Lusa: Rio Branco vira o jogo e garante vaga no Campeonato Brasileiro

mockup