A Portuguesa Londrinense apresentou ontem à tarde o seu quarto técnico na temporada 2002 e o segundo no Campeonato Paranaense. É o ex-centrovante de Palmeiras, Grêmio Maringá, Londrina, entre outros clubes, Itamar Belasalma de 52 anos. Ele substitui a Manoel Rodrigues, 47 anos, que deixou o cargo após a derrota (3 a 1) de domingo para o Ponta Grossa, no Estádio do Café. Antes de Rodrigues já ocuparam o cargo Jésus Passos (demitido na pré-temporada em janeiro) e o preparador físico Nelson Raimundo (dirigiu a equipe por 17 dias).
Itamar começou seu trabalho na Lusa ontem mesmo e estréia no comando do time na partida de amanhã à tarde contra o Rio Branco, em Paranaguá. O último time do novo treinador da Lusa foi o Barcelona, de Guayaquil, no Equador, no qual ficou oito meses. Ele retorna à cidade depois de três anos. Itamar dirigiu o Londrina em substituição a Val de Mello na Série B do Brasileiro em 1999, obteve 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota e perdeu a classificação à segunda fase por um ponto.
O treinador, que não esconde o desejo de um dia retornar ao Tubarão, assume a Portuguesa num momento difícil. A Lusa vem de duas derrotas consecutivas (Grêmio e Ponta Grossa), está em 5º lugar e precisa reagir se quiser ficar entre os quatro melhores times do Estadual que disputarão o Supercampeonato ao lado de Coritiba, Atlético, Paraná e Malutrom.
‘‘Vim com a proposta de ajudar a Portuguesa a ficar entre os quatro melhores do campeonato, se vier o título melhor. Mas nossa preocupação é com a classificação’’, afirmou Itamar, após comandar um minicoletivo ontem à tarde na Vila Santa Terezinha. Sentindo a defesa frágil – o time sofreu 16 gols em 8 jogos –, o técnico está propenso a adotar o esquema 3-5-2 contra o Rio Branco.
Com isso os experientes zagueiro Souza e o volante Edílson entraram na equipe. Os laterais Adílson (direita) e Alex (esquerda) também estão de volta à equipe. Foram barrados o meia Robert, os laterais Cassiano e Nildo e o atacante Paulo César, que participou de quase todos os jogos da equipe e ainda não marcou nenhum gol. O artilheiro da Lusa no Estadual é o meia Daniel, com 4 gols. A equipe deve jogar amanhã com Dida; João Renato, Souza e Luis Henrique; Adílson, Zé Roberto, Edílson, Daniel e Alex; Aléssio e Maicon Paulista.
O diretor de futebol da Lusa, Amarildo Vieira Martins, confirmou ontem que o clube está negociando o meia Daniel. O destino do principal destaque técnico do time pode ser o futebol coreano. A Lusa pede R$ 100 mil pelos direitos federativos do meia. ‘‘Precisamos vender um jogador para passarmos os próximos dois/três meses mais tranquilos’’, justificou Amarildo.

mockup