Lusa anuncia mudanças até na diretoria
Áureo Nogueira
De Londrina
A derrota por 4 a 2 para o União Bandeirante, Sábado de Aleluia, em pleno Estádio Vitorino Gonçalves Dias, e a consequente desclassificação da próxima fase do Campeonato Paranaense estão provocando uma reestruturação na Portuguesa Londrinense. Há mudanças dentro e fora do campo. Jogadores estão sendo emprestados e dispensados, o técnico Geraldo Roncatto já não é mais o treinador e até na diretoria vai haver remanejamento de cargos.
A Lusa volta a atuar oficialmente só no final do mês que vem. É que os quatro clubes desclassificados da Primeira Divisão (Beltrão, Batel, Operário e a própria Portuguesa) esperam a definição dos oito classificados da Segundona para a disputa do Torneio Seletivo que vai indicar os dois que participam da elite do futebol paranaense no ano que vem. Temos mais de mês para reorganizar as coisas. Vamos planejar com calma, disse à Folha ontem à tarde o diretor de Futebol, Amarildo Vieira.
De acordo com Vieira, a diretoria reúne-se hoje à noite para fazer uma avaliação do desempenho na primeira fase do Paranaense, definir as demissões, planejar a contratação de reforços e executar o remanejamento na diretoria. O diretor de Futebol adiantou que vai haver mudanças até na presidência do clube. O Giacomini (José Adenir Giacomini) deve passar a presidência para o Ilídio (Manoel Ilídio), além de outras mudanças. Mas ninguém sai da diretoria, enfatizou Amarildo Vieira.
Depois de folgarem no Domingo de Páscoa, os jogadores se reapresentaram ontem à tarde, no Estádio da Vila Santa Terezinha. Alguns treinaram fisicamente, outros apenas tratavam da transferência. Carlão, Fabiano, Mina e Fábio devem ir para o Lages, de Santa Catarina. Carlinhos Itaberá acerta com o Marechal, de Marechal Cândido Rondon (Oeste do Estado), que disputa a Segundona.
O diretor de Futebol adiantou que outros jogadores também devem sair, por empréstimo ou dispensados. Se tivéssemos conseguido a vaga para seguir no campeonato, também haveria dispensas e contratações. A desclassificação apenas amplia as mudanças, acrescentou o diretor de Futebol.
O técnico Geraldo Roncatto também compareceu ao Santa Terezinha, mas apenas para fazer o acerto da rescisão do contrato. Nosso compromisso era apenas para essa fase. Se conseguíssemos a classificação, certamente iríamos discutir a permanência. Como não conseguimos, eu mesmo entendi que deve haver mudança no comando técnico, disse Roncatto.
O ex-técnico rubro-verde lamentou o insucesso, principalmente por causa do empenho da diretoria fora do campo. Para Roncatto, dentro de campo houve uma grande oscilação entre boas e más apresentações. Estivemos bem em algumas partidas e fomos um desastre em outras, analisou, fazendo questão de dizer que apesar de não conquistar a classificação sua passagem pela Lusa foi muito positiva. Até já recebi alguns telefonemas de pessoas do futebol que imaginavam que eu estava aposentado.





