Lula assina projeto que cria incentivos fiscais ao esporte
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de maio de 2006
Agência Estado 
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao participar em Brasília, da 2ªConferência Nacional do Esporte, assinou projeto de lei a ser encaminhado ao Congresso que cria incentivos fiscais para o esporte. Pela proposta, a iniciativa privada entraria com recursos para desenvolver e profissionalizar as atividades esportivas no Brasil e receberia, em troca, direito de deduzir parte desses valores no Imposto de Renda. As deduções poderão ser feitas por empresas até o limite de 4% e por pessoas físicas até 10%. A previsão é de doações e patrocínios a projetos inclusive para deficientes.
Em discurso, Lula conclamou os presentes atletas e técnicos da área esportiva a trabalharem junto à Câmara e ao Senado para que a proposta seja aprovada rapidamente e para que os empresários e bancos possam colocar mais dinheiro no esporte amador. Este projeto não pode ficar mofando no Congresso. A obrigação de cada atleta e cada um de nós é a de conversarmos com os deputados, sem (levar em conta) opção ideológica, não importa se sejam de direita ou de esquerda, disse.
O presidente acrescentou que, com o projeto, o Brasil poderá se tornar uma nação mais competitiva no esporte. Ele afirmou: Fica todo mundo admirando: Ah, quantas medalhas ganharam os EUA, quantas medalhas ganhou Cuba!. Mas é que eles investem, e nós ficamos apenas apostando na bravura, no heroísmo e na competência individual de nossas atletas.
Lula ressaltou que os atletas brasileiros precisam de quadras e pistas para treinar. O presidente destacou o fato de ser o esporte uma manifestação cultural enraizada no Brasil.


