SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A paraibana Luana Lira começou a participar da disputa dos saltos ornamentais, no trampolim de três metros nas Olimpíadas de Tóquio. Com uma atuação bem regular, oscilando entre boas e baixas notas, Luana não conseguiu se classificar para a semifinal da competição nesta sexta-feira (30).

A disputa nessa fase qualificatória consiste em cinco saltos, cujos pontos são somados. 18 das 27 participantes desta fase avançam à semifinal da prova.

Luana foi a 13ª a saltar, mas não alcançou uma boa pontuação. Foi a 23ª com 49.95 pontos, pouco mais de 20 pontos atrás da chinesa Tingmao Shi, que liderou a primeira bateria de saltos com 72 pontos.

Ela não conseguiu ter regularidade nos saltos seguintes e isso a atrapalhou na classificação. Apesar de três saltos acima dos 50, os 36 pontos que ela alcançou no terceiro salto foi determinante para manter ela longe das 18 que avançaram à semi.

Esta é a primeira olimpíada de Luana e o trampolim de três metros foi a única prova prevista para ela. O melhor resultado alcançado por ela na carreira foi o sexto lugar nos Pan de Lima, em 2019.