Jairo Gomes
de Londrina
O primeiro presidente da Fundação Municipal de Esporte de Londrina, o empresário Pedro Sperandio Lopes (foto), 47 anos, já começou, extra-oficialmente, o seu trabalho frente a entidade. Ontem, ele que deve tomar posse no próximo dia 13, conversou com o treinador Ênio Vecchi, da equipe de basquete masculino do Grêmio/Londrina/Sercomtel.
Pedro Lopes disse ontem à Folha que modalidades como basquete e vôlei, que tem representantes na Liga Nacional, já estão encaminhadas, mas que precisam de apoio nas categorias de base, para a revelação de novos valores. Na mesma situação também estão o handebol, o ciclismo e a ginástica rítmica desportiva. Segundo ele, a sua presença nestas modalidades, nada acrescentaria. A preocupação de Pedro é com as outras, que estão em baixa e precisam de apoio.
O presidente da Fundação frisou que a Fundação, até agora, existe apenas na lei, e que ainda falta a definição de outros ítens, como diretoria e estatuto. Ele também disse o seu trabalho na Fundação será o de captar recursos, conseguindo, para isso, patrocinadores, ‘‘não apenas em Londrina’’. Pedro observou que ainda não definiu o nome dos integrantes da diretoria, porque ‘‘ fui surpreendido com a nomeação no fim da tarde de terça-feira’’.
Pedro Sperandio Lopes já tem experiência com o esporte amador londrinense. De 1983 a 1986, ele foi o diretor-presidente da extinta Autarquia Municipal de Esportes e Turismo (Ametur). Pedro lembrou que foi campeão geral dos Jogos Abertos do Paraná, em 1984. Segundo ele, hoje ele não sabe se um título de Jogos Abertos tem o mesmo validade do que o daquela época, ‘‘ quando até Curitiba participava’’.
Grêmio – O presidente do Grêmio Londrinense, Jorge Scaff, que tem dois times na Liga Nacional – basquete masculino e vôlei feminino – disse que não coloca reparo na indicação de Pedro Sperandio Lopes para a Fundação. Ele, espera, que Pedro saiba escolher os seus diretores: ‘‘Sozinho não dá para fazer nada’. Ele cita que está há 22 anos na presidência do Grêmio ‘‘porque sempre soube escolher os companheiros e os apoiar em suas decisões’’.
Quem gostou da indicação de Pedro Lopes foi José Luís Vasconcelos, técnico da equipe de ciclismo Vega/Londrina. Segundo ele, Pedro sempre ajudou a modalidade, quando era diretor da Ametur. Ele espera que o apoio continue.