Londrinenses disputam Rally dos Sertões em busca de novo título
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sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Vitor Ogawa - Grupo Folha

A dupla de londrinenses Mario Marcondes Neto e Artêmio Paulucci Neto disputa mais uma vez o Rally dos Sertões em busca de uma boa participação, ou quem sabe, um novo título. Os dois partiram nesta quinta-feira (22) rumo à competição que começa no domingo (25). Eles já foram campeões da categoria Super Production em seu ano de estreia, em 2017. Já no ano passado a dupla chegou na terceira colocação nessa mesma categoria.
Para este ano, eles realizaram modificações na Mitsubishi L200 Triton ER, a mesma do título de dois anos atrás. “Elas foram feitas na parte elétrica e também na mecânica. Temos um sistema de injeção novo, que trabalha de acordo com a necessidade do motor. Ele está mais refinado. O nosso preparador do carro colocou o motor no dinamômetro de bancada e ali ele acompanhou todo o funcionamento, desde a baixa até a alta rotação, e criou mapas em que ele avalia diferentes variáveis, relacionando rotação, pressão de combustível, quantidade de combustível, pressão de óleo e temperatura para poder extrair o melhor desempenho sempre”, destaca o navegador Artêmio Neto.

Mas essas alterações obrigaram a dupla a mudar de categoria para uma acima, a Pró Brasil, com a desvantagem de manter o chassi que usaram na Super Production, categoria que só permite o equipamento original do veículo com alguns ajustes de reforços. “Na categoria Pró Brasil o chassi possui sistema independente na traseira. Não tem eixo rígido”, aponta Artêmio Neto. Ele explica que esse déficit no chassi nessa nova categoria pode ser compensado com o que foi feito para melhorar a performance do motor.

O piloto Mário Neto garante que a preparação foi boa e será suficiente para transpor diferentes tipos de terrenos. “Teremos a etapa especial mais longa das 27 edições, que acontecerá dentro do Jalapão (TO), que por natureza é muito difícil. Estamos confiantes que vai dar tudo certo”, conta. Ele aponta que as duas etapas maratona terão 900 km e serão o que há de mais desafiador na prova. “Nesta etapa, não pode ter apoio mecânico. É o piloto e o navegador que precisam se virar”, expõe.
A dupla ainda não experimentou as novas modificações do veículo em prova. “Só testamos quando ele ficou pronto no Rio Grande do Sul, mas não participamos de prova alguma depois disso. Isso não é bom, mas é o risco que temos que correr, uma vez que o carro ficou pronto em cima da hora”, destaca o piloto. “Este ano tem muita gente forte. Há pelo menos 10 caminhonetes com padrão FIA (Federação Internacional de Automobilismo), com pilotos da Argentina e da Espanha. Se a gente ficar entre os 15 primeiros será uma vitória muito grande. Participar do Rally dos Sertões é indescritível. Depois que você entra uma vez, não quer mais largar”, destaca.
Uma das vantagens é que logo após essa etapa de maratona, a organização programou um acampamento, no qual será possível confraternizar com os demais pilotos e amigos que acompanham a prova. Um deles é Rodrigo Ouro, que veio de Florianópolis para integrar o comboio de 12 amigos que atuará no apoio da dupla londrinense. “Cada um tem sua função lá. Vai ser importante a nossa presença para o bem estar da equipe. Como a gente optou por dividir as funções, não sobrecarrega o grupo. Vai ser uma experiência nova. Acredito que dará tudo certo. Estamos bem empolgados com essa prova”, destaca.

Outro londrinense que participará do Rally dos Sertões é João Marques Ferrari, que disputará com sua motocicleta KTM 450 na categoria Over 45. “É o segundo ano que participo. No ano passado cheguei na quarta colocação. O rali é feito para causar o maior número de dificuldades possível. Eles fazem algo para ser difícil. Se conseguir chegar no sexto dia bem, há chances de chegar em uma boa posição. No rali, você não ganha, mas perde. Este ano coloquei um disco de freio maior. Como a gente vai se deslocar grandes distâncias, instalei um banco mais alto e mais macio. Instalei também tanques de combustível maiores. Como já fiz a prova do ano passado, a meta é chegar bem todos os dias, sem estourar o tempo. Se fizer essas duas coisas o resultado vem, sem cair e sem quebrar”, destaca.
A edição 2019 do Rally dos Sertões terá aproximados 2.832 km de percurso em especiais pelo interior do Brasil. Serão 8 dias de competição, partindo da cidade de Campo Grande (MS), com destino a cidade de Aquiraz (CE).

