Destaques da equipe Londrina/FEL/IPEC, Tatiane Raquel Silva e Gabriela Tardivo vão defender a seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano de Cross Country, que será realizado no próximo sábado (29), em Victoria, no Canadá.

A dupla garantiu presença no torneio internacional depois de se destacar na Copa Brasil de Cross Country, realizada no final do mês passado, em Serra, no Espírito Santo. Tatiane Raquel venceu a prova dos 10 Km feminino, e Gabriela Tardivo foi a vice-campeã nos 6 Km na categoria sub-20.

Gabriela Tardivo sonha com mais uma medalha em competição internacional de cross country
Gabriela Tardivo sonha com mais uma medalha em competição internacional de cross country | Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação

No Canadá, as atletas terão um grande desafio pela frente, já que vão competir lado a lado com as melhores atletas do continente em uma prova desafiadora.

“Será um teste importante visando os objetivos da temporada. É um percurso que a gente não conhece, mas estou preparada e espero poder fazer uma boa prova”, comentou Tatiane, que em 2019 foi líder dos rankings nacional e sul-americano dos 3.000 metros com obstáculos, prova de sua especialidade e na qual ela ainda sonha com o índice para as Olimpíadas de Tóquio.

Pela segunda vez na disputa de um campeonato internacional de cross country, Gabriela Tardivo, que foi bronze no Sul-Americano sub-18 da modalidade em 2019 e é considerada uma das grandes expoentes das provas de fundo, quer aproveitar ao máximo a experiência.

“São provas como essa que nos fazem crescer como atleta e espero aproveitar ao máximo. E quem sabe subir ao pódio”, disse a jovem de 16 anos, que é natural de Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba) e é treinada por Cristiano Ribeiro. Gabriela representa a equipe londrinense há três anos.

“Essas competições mais fortes logo no início do ano são importantes para a preparação. Claro que elas vão enfrentar algumas dificuldades, mas estão bem preparadas e se encaixarem um bom ritmo podem alcançar um bom resultado”, analisou o técnico Gilberto Miranda.

O Projeto Londrina Atletismo tem parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL).