Londrinenses buscam vaga olímpica no taekwondo
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Jaime Kaster<br> Reportagem Local 
Londrina estará muito bem representada no Pré-Olímpico Mundial de Taekwondo que começa hoje em Manchester, na Inglaterra. Dos seis integrantes da delegação brasileira, três são de Londrina: os atletas Diogo Silva (categoria até 68 kg) e Natália Falavigna (acima de 67 kg) e o técnico Fernando Madureira.
Devido a essa concentração de atletas, a última fase de treinos preparatórios aconteceu na cidade, na semana passada, coordenada por Madureira e por outro treinador da seleção, o coreano Pan Sun Chun. Completam o grupo que disputará vaga nas Olimpíadas de Pequim o paulista Márcio Wenceslau (até 58 kg) e a gaúcha Débora Nunes (até 57 kg).
Os primeiros a competir, hoje, serão Diogo, campeão pan-americano nos Jogos do Rio, em agosto, e Débora. E no domingo entrarão na quadra os dois medalhistas de prata do Brasil no Rio, Natália e Wenceslau.
Em entrevista à FOLHA, no Ginásio da Unopar, no último treino antes da viagem, Diogo disse que espera ter pelo menos 70 concorrentes em sua categoria. ''O meu peso é um dos que têm mais participantes e nestas competições olímpicas fundem-se três categorias para formar uma só'', informou. Ele lutará no peso até 68 kg, que terá atletas das categorias até 62 kg, até 67 kg e até 72 kg.
Diogo garantiu que a euforia pelo título inédito no Pan do Rio já ficou pra trás. ''Já esqueci da medalha de ouro no Pan. Foi muito importante para mim e para o Brasil, mas agora é passado. A meta agora é classificar para a Olimpíada. E neste Pré-Olímpico será muito difícil, pois terei muitos e fortes concorrentes, mas vou batalhar'', afirmou. Se não conseguir a vaga neste torneio, ele irá buscá-la na Seletiva Pan-Americana, em Cali, na Colômbia, que acontece em dezembro. Será sua última chance de ir a Pequim.
Em 2003, quando se classificou para a Olimpíada de Atenas, Diogo já recorreu à seletiva continental, na qual se sagrou campeão. ''Não fui bem na Seletiva Mundial e aí, na Pan-Americana, em Queretaro (México), assegurei a vaga'', lembra.
A história de Natália é um pouco diferente. Ela conseguiu vaga para ir a Atenas na disputada Seletiva Mundial, na França, em 2003. Nos Jogos Olímpicos terminou na 4 colocação, assim como Diogo - classificações inéditas para o taekwondo brasileiro.


