A londrinense Livia Avancini, da equipe Londrina/FEL/IPEC de atletismo, mostrou mais uma vez por que é considerada um dos principais nomes do arremesso do peso na América do Sul na atualidade. A atleta foi um dos destaques da delegação brasileira no Campeonato Sul-Americano Indoor, disputado em Cochabamba, na Bolívia, no último final de semana. Com um arremesso certeiro que alcançou 17,52 metros, ela venceu sua prova e garantiu um dos 16 ouros brasileiros no torneio. O time verde e amarelo foi campeão geral.

Livia Avancini é um dos principais nomes do arremesso do peso na América do Sul
Livia Avancini é um dos principais nomes do arremesso do peso na América do Sul | Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação

Com o título alcançado na Bolívia, Livia Avancini unifica as conquistas sul-americanas na categoria adulta, já que em 2021 já havia garantido o ouro no Sul-Americano ao ar livre, disputado no Equador. Ela também é a atual campeã do Troféu Brasil, a maior competição de atletismo da América Latina.

“Mais uma conquista muito especial para mim. Eu e a minha treinadora Silvana temos trabalhado muito nesses últimos meses para acertar detalhes e melhorar. E os resultados estão vindo. Orgulho enorme poder estar numa seleção brasileira e colaborar para um título tão importante para o país”, ressaltou a atleta formada no projeto Londrina Atletismo.

Outra londrinense teve participação importante na conquista da seleção brasileira: a técnica Silvana Vieira. Ela foi a coordenadora técnica da seleção campeã e subiu ao pódio para receber o troféu para representar todo o time nacional em terras bolivianas. “Foi um final de semana inesquecível, um dos momentos mais marcantes da minha carreira como treinadora. Um título que teve união e colaboração de uma equipe inteira e todos estão de parabéns”, frisou a treinadora.

Cross Country

A equipe Londrina/FEL/IPEC brilhou também na fase regional sul da Copa Brasil de Cross Country, disputada em Timbó (SC). O time londrinense foi campeão geral feminino na categoria adulto, segundo lugar geral feminino sub-20 e sub-18 e teve seis atletas classificados para a fase final nacional da competição, marcada o dia 13 do mês que vem, em Serra (ES).

Os destaques foram Tatiane Raquel da Silva, campeã da prova dos 10 km na categoria adulto entre as mulheres, e Gabriela de Freitas Tardivo, campeã dos 6 km feminino sub-20. Bianca Cristine Davi de Souza foi medalha de bronze na prova dos 4 km feminino sub-18.

Samara Santos Caetano foi a 4º colocada nos 4 Km feminino sub-18, Kauã Henrique de Lima Ribeiro Oliveira terminou os 6 Km masculino sub-18 na quarta colocação e Maria Fátima de Souza foi a 5º colocada nos 10 km feminino adulto.

O Projeto Londrina Atletismo conta com incentivo da Copel e Governo do Paraná, através do programa Proesporte, e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e Colégio Ética; e parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Espaço Saúde Integral Londrina, Uno Psicologia do Esporte, Centro do Coração e Academia AS Fitness.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link