A temporada de 2014 do Moto 1000 GP, competição homologada desde 2013 como Campeonato Brasileiro de Motovelocidade e que a partir da atual temporada integra a lista de eventos oficiais da Federação Internacional de Motociclismo, abre sua segunda metade neste domingo. As corridas das categorias GP 1000, GP Light, GP 600 e GPR 250 reunirão pilotos de sete países em Goiânia, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. As disputas serão transmitidas ao vivo a partir das 12h30 pelos canais Bandsports e Esporte Interativo, além do portal de internet Terra.
Experimentando processo de franca ascensão e visitando o oitavo autódromo de sua história em menos de quatro temporadas completas de existência, o Moto 1000 GP tem participação marcante dos pilotos de Londrina – são seis, no total. Na GP 1000, categoria principal, Londrina conta com Wesley Gutierrez, da Motonil Motors-PDV Brasil, e Diego Faustino, do Team Suzuki-PRT. A Black Day Racing Team conta com os pilotos Fernando Neiva e Juraci "Black" Rodrigues. Outra equipe com dois pilotos da região é a Paulinho Superbikes, com os irmãos Joelsu "Mitiko" Silva e Suel Dirluiz Silva.
Gutierrez, nas primeiras quatro etapas, firmou-se como principal nome brasileiro na disputa pelo título da categoria principal, a GP 1000, com pilotos de países como França, Itália, Portugal, Argentina, Estados Unidos e Catar. Na etapa de três semanas atrás em Cascavel, conquistou sua primeira vitória na competição, manteve-se na vice-liderança e passou a somar 64 pontos, apenas quatro a menos que o líder francês Matthieu Lussiana. Faustino, vice-campeão em 2011, busca o primeiro pódio pela nova equipe e está em sétimo na classificação, com 28 pontos.
A categoria de acesso GP Light tem o Norte paranaense representado pelos dois pilotos da Blacy Day Racing Team, com sede em Londrina. Juracy "Black" Rodrigues, de Londrina, e Fernando Neiva, de Apucarana, competem em Goiânia motivados pela conquista dos melhores resultados de suas carreiras, obtidos no evento de agosto em Cascavel – foram ao pódio em terceiro e quarto, nesta ordem. Black é sétimo colocado na classificação com 34 pontos; Neiva está em 11º, com 20. O líder brasiliense Henrique Castro soma 63 pontos.
Mitiko também conquistou na etapa cascavelense sua primeira vitória no Moto 1000 GP, pela categoria GP 600. Piloto da também londrinense Paulinho Superbikes, ocupa a vice-liderança com 61 pontos, 20 a menos que o uruguaio Maximiliano Gerardo. Dirluiz, seu irmão, obteve em Cascavel seu melhor resultado na temporada da GPR 250, um sexto lugar, e figura em oitavo na tabela com 27 pontos. O líder paulista Meikon Kawakami soma 86. Depois da etapa de hoje, o Moto 1000 GP dará sequência a seu calendário nas pistas de Curitiba, Santa Cruz do Sul (RS) e novamente Goiânia.

mockup