O técnico londrinense Bruno Lopes foi convidado pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) para dirigir a seleção brasileira universitária nos Jogos Pan-Americanos, que serão disputados na cidade de Mérida, no México, entre os dias 3 e 10 de junho. Também vão integrar a comissão técnica do Brasil o auxilar João Victor Freitas e o preparador físico Mário Balvedi, ambos de Londrina.

Atual técnico do Cerrado Basquete, londrinense Bruno Lopes irá dirigir a seleção brasileira universitária
Atual técnico do Cerrado Basquete, londrinense Bruno Lopes irá dirigir a seleção brasileira universitária | Foto: Divulgação

Lopes é um dos fundadores da APVE (Associação Pé Vermelho de Esportes) e comandou durantes vários anos as categorias menores e o time principal de basquete de Londrina. Como a equipe adulta londrinense não participa de nenhuma competição nacional neste primeiro semestre, o treinador assumiu o Cerrado Basquete (DF), que disputa o Campeonato Brasileiro até o meio do ano.

"Muito contente com esta convocação e que coroa o trabalho realizado nos últimos três anos. Mais feliz ainda porque a comissão técnica será toda de Londrina", frisa Bruno Lopes. O treinador ressalta que a chegada à seleção brasileira se deve ao título conquistado pelo Londrina Unicesumar Basketball dos Jogos Universitários Brasileiros em 2019.

"No ano passado conquistamos os títulos do estadual, da regional sul e do nacional. E estas conquistas nos deram esta oportunidade de representar o Brasil. Valoriza o nosso trabalho, não só dentro de quadra, mas também fora porque os atletas todos estudavam na universidade, o que é muito importante para a vida deles", apontou.

Os Jogos Pan-Americanos Universitários são promovidos pela Fisu (Federação Internacional de Esportes Universitários) e contam com a participação de mais de 20 países, que disputam 15 modalidades.

Podem participar do Pan-Americano atletas de até 25 anos e que estejam matriculados em alguma universidade ou faculdade. "Vamos montar a melhor seleção possível. A ideia é aguardar um pouco para fazer a convocação porque teremos tempo até as finais do NBB (Novo Basquete Brasil) e, com isso, podemos chamar alguns atletas das equipes que não se classificarem e termos atletas experientes no nosso grupo", ressaltou Lopes.