Londrina volta com poucas novidades
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 09 de fevereiro de 2000
Cláudio Osti
De Londrina
O Londrina apresentou ontem parte do elenco para a disputa do Campeonato Paranaense da Série A-1 (primeira divisão). Entre eles, nomes conhecidos da torcida, como o zagueiro Ivanildo, o goleiro Silvio e o lateral Carlos Eduardo, que estavam na equipe na última temporada. De caras novas, apenas os garotos da equipe júnior que integrarão o profissional o atacante Tadashi, o volante Edmilson, o meia João Messias e o volante Flávio.
Hoje devem chegar à cidade mais nove atletas. Três André Luís (zagueiro), Robson (volante) e Wagner (atacante) foram emprestados pela multinacional Parmalat, que irá pagar parte dos salários destes jogadores. Também devem se apresentar Lulinha, meia do Corinthians, Mazinho, lateral do CSA, Júlio (meia) e Marcinho (lateral), além de Marco Antonio (volante) e Wanderlei (lateral), que pertencem ao clube.
O experiente Ivanildo disse que sabe das dificuldades financeiras do clube mas está confiante no potencial da equipe. O time será muito cobrado pela torcida e pela imprensa, mas acredito que, quando houver necessidade de reforçar esta ou aquela posição, a diretoria irá contratar. Vamos entrar com força e, quem sabe, brigar pelo título.
Edmilson, de 18 anos, que subiu da equipe júnior, está animado e garante que irá brigar pela vaga de titular. Outro que está entusiasmado é o atacante Tadashi, também de 18 anos. Ele foi o artilheiro da equipe júnior do Londrina no Paranaense de 99 com 12 gols. O lateral Carlos Eduardo está empolgado. Na última temporada, ele oscilou entre boas e péssimas atuações. Mais maduro, afirma que o time será muito competitivo e não tem receio de cobranças.
Ontem, depois da apresentação dos jogadores, o técnico Val de Mello conversou com os atletas, falou de sua confiança no grupo e pediu empenho. Depois, comentou que espera a contratação de mais um atacante e dois meias.
O Londrina irá mandar seus jogos no Estádio Vitorino Gonçalves Dias. Segundo o coordenador-geral do clube, Célio Guergoletto, a decisão foi tomada porque ele não acredita em público superior a 10 mil torcedores nos jogos da primeira fase do Paranaense.
Os preparadores físicos Billy e José Carlos Venturini começaram ontem mesmo a fazer a avaliação fisica do grupo. Treinos com bola só devem acontecer na próxima semana. O Londrina deve fazer um jogo amistoso antes do início da competição, prevista para dia 11 de março. A partida deverá ser contra uma seleção amadora da cidade, possivelmente no dia 5.
Lusinha A Portuguesa Londrinense emprestou o meia Robert para o Uralan, equipe da primeira divisão da Rússia. O empréstimo é por seis meses. Robert embarca hoje e se apresenta ao novo clube amanhã.
Ontem os demais jogadores treinaram em dois períodos de manhã, no campo do Patrimônio Heimtal e, à tarde, no Estádio da Vila Santa Terezinha. A pedido da comissão técnica, o amistoso que seria realizado hoje contra o Matsubara, em Cambará, foi cancelado.
Há semanas o técnico Livio Vieira reclamava que o excesso de amistosos estava prejudicando o trabalho tático e técnico, já que sobrava pouco tempo para esse tipo de preparação. Sábado o time enfrentará, às 10h30, o Nacional de Rolândia, no distrito de São Martinho.
Até o final desta semana a Lusa deve apresentar mais um goleiro. Outro reforço que já está treinando é o atacante Júnior, que pertence ao Vasco e que disputou a Série C do Brasileiro pelo Americano-RJ. Todo clube em que a gente chega é um desafio. A Portuguesa subiu para a primeira divisão mas não adianta só participar. Temos que querer sempre mais e acredito que esse será um ótimo ano.Somente jogadores já conhecidos da torcida e alguns juniores se apresentaram ao técnico Val de Mello para o Paranaense
Cesar AugustoANTES TARDE DO QUE NUNCAVal de Melo e o preparador Venturini conversam com os jogadores na reapresentação: Londrina deu início ontem à preparação física