Londrina visita o Athletico na Baixada para voltar à decisão
Tubarão não joga uma final de Campeonato Paranaense desde 2021, quando foi pentacampeão
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de fevereiro de 2026
Tubarão não joga uma final de Campeonato Paranaense desde 2021, quando foi pentacampeão

O Londrina entra em campo neste domingo (22), às 16h, na Arena da Baixada, para enfrentar o Athletico e tentar encerrar um jejum de cinco anos sem disputar a final do Campeonato Paranaense. A última decisão do clube foi em 2021, quando superou o Cascavel nos pênaltis e conquistou o pentacampeonato estadual.
Para voltar à final, o Tubarão precisa vencer o Furacão no tempo normal ou empatar para levar a decisão para os pênaltis. O duelo de ida terminou em 2 a 2, com chances claras para os dois lados e oportunidades desperdiçadas que poderiam ter alterado o rumo da semifinal.
Para o volante Lucas Marques, a tendência é que o confronto de volta tenha outro desenho. “Acho que será um jogo mais estudado pelas duas equipes. O Athletico sabe que, se se expor, temos um bom contra-ataque e sabemos jogar fora de casa desde o ano passado. Eles conhecem nossas forças e que podemos buscar a classificação lá”, afirmou o camisa 8, confirmado entre os titulares.
Leia mais:
GRAMADO PREOCUPA
Uma das preocupações do Londrina é o gramado sintético da Arena, alvo de críticas frequentes dos adversários e novamente questionado após a derrota rubro-negra por 1 a 0 para o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, na última quinta-feira (19). “Jogar lá é sempre difícil, ainda mais pelo campo. O sintético muda muito o jogo, a forma de dominar, a velocidade. Mas estamos nos preparando e vamos chegar prontos”, destacou Lucas.
Outro ponto em discussão é a formação que o técnico Allan Aal levará a campo. O sistema com quatro atacantes, utilizado desde a goleada por 6 a 1 sobre o Andraus, levantou dúvidas pela proteção defensiva. Nesse período, o time sofreu cinco gols em cinco partidas. Antes, com três volantes e três atacantes, havia levado apenas dois em quatro jogos. A definição será anunciada apenas no domingo. A tendência é manter o trio ofensivo formado por Vitinho, Bruno Santos e Iago Teles, principais destaques do setor. A dúvida está entre a permanência de Paulinho Moccelin ou a entrada de mais um meio-campista, como Fabiano ou João Tavares, titular no início do Estadual.
“Precisamos fazer um jogo equilibrado, organizado e intenso. No primeiro confronto, tivemos bons momentos, oscilamos, claro, e estamos corrigindo”, avaliou o volante André Luiz, que forma dupla com Lucas Marques. Ele reconheceu a dificuldade do duelo, mas pediu confiança da torcida. “Desde o começo, encaramos cada partida como uma final. Agora são 90 minutos que valem uma vaga. Estamos trabalhando forte e contamos com o apoio do torcedor, mesmo fora de casa. Vamos nos entregar ao máximo”, garantiu o camisa 5.
O Athletico tende a escalar os reservas do time principal que enfrentou o Corinthians. Assim, devem ser mantidos jovens como Chiqueti e Dudu, destaques no jogo em Londrina. A equipe ainda deve receber o retorno de peças do elenco principal que não atuaram no primeiro duelo, como o volante Felipinho e o lateral-esquerdo Léo Dérik.
No Couto Pereira
A outra semifinal do Campeonato Paranaense será definida neste sábado (21), às 16h, no Couto Pereira, onde Coritiba e Operário se enfrentam pela vaga na decisão. No duelo de ida, disputado no Germano Krüger, em Ponta Grossa, os times empataram em 2 a 2. Quem vencer na capital avança, e um novo empate leva a disputa para os pênaltis.
Assim como ocorreu no primeiro confronto, quando abriu 2 a 0 e permitiu o empate, o Coritiba deve colocar seus titulares em campo. O Operário, por sua vez, também atua com força máxima e tenta voltar à final após conquistar o Estadual em 2025.
FICHA TÉCNICA
Athletico Paranaense
Mycael; Gilberto, Aguirre, Léo e Léo Dérik (Claudinho); Felipinho (Jadson ou Riquelme), Dudu e João Cruz; Bruninho, Renan Peixoto e Chiqueti. Técnico: Odair Hellmann
Londrina
Kozlinski; Maurício, Yago Lincoln, Wallace e Kevyn; André Luiz, Lucas Marques e Iago Teles; Vitinho, Bruno Santos e Paulinho Moccelin (João Tavares ou Fabiano). Técnico: Allan Aal
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Estádio: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Horário: 16h
Onde assistir: Canal Goat (YouTube)


Matheus Camargo
Repórter de Esportes, com foco no Londrina Esporte Clube.





