Londrina vê de perto nova categoria
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 12 de maio de 2004
Reportagem Local 
O aspecto jovem e esportivo, inspirado no modelo Astra Sedan de rua, pode ser a face mais visível da nova Stock Car V8 que se apresenta pela primeira vez neste fim de semana em Londrina, mas não é a a única modificação importante em relação ao Vectra do ano passado. A soma da nova aerodinâmica com o motor V8 de última geração, os pneus Pirelli importados da Itália com idêntica medida na dianteira e na traseira e freios maiores e mais eficientes deixou a categoria mais rápida.
Nas três pistas percorridas no início do calendário Pinhais, Interlagos e Tarumã , os recordes da pole foram derrubados. Em Tarumã, há duas semanas, Thiago Camilo foi o mais rápido no treino classificatório com um tempo cinco segundos melhor que a pole de Paulo Gomes em 2001, na segunda corrida com a primeira versão do motor V8. Para qualquer padrão do automobilismo, uma diferença abismal.
A chegada do Astra Sedan também possibilitou a revisão de algumas partes da carroceria do Stock Car, que em 2001, entre outros detalhes, ganhou dois apêndices aerodinâmicos nas laterais com o objetivo de dar mais aderência à frente do carro. Essas asas foram incorporadas à carroceria. A asa traseira foi redesenhada, ficou mais larga, ganhou novo perfil e foi posicionada um pouco mais para trás. O spoiler dianteiro também recebeu novo desenho com inclinações nas extremidades, resultando em mais pressão aerodinâmica.
Nas saias laterais foram criadas saídas para retirar o ar quente dos freios dianteiros e entradas de ar para refrigerar os freios traseiros e o diferencial. Outro aparato aerodinâmico surgido em 2001 também sofreu alterações: o extrator traseiro foi encurtado e as aletas foram redesenhadas.
A chegada do Astra Sedan também serviu para padronizar a altura de fixação da carenagem no chassi. Antes existiam pequenas diferenças de inclinação e a penetração aerodinâmica era um pouco diferente. Agora é igual para todos.
A troca dos motores foi motivada pelo já longo tempo de uso das unidades trazidas para o Brasil em seu ano de estréia em 2001. Esses motores foram repassados para a Stock Light, com a potência reduzida para 350 cavalos. Os novos mantêm os mesmos 450 cavalos, mas são mais fortes em regimes de baixa rotação. E superaram as expectativas mais otimistas ao alcançarem 270 km de velocidade máxima, contra as 250 do ano passado.
Os pneus representam outra modificação significativa no regulamento. Como todos os quatro têm agora as mesmas dimensões, as equipes foram obrigadas a repensar os acertos de suspensão que acumularam no ano passado. Atendendo a uma reivindicação unânime da categoria, os organizadores passaram a permitir a utilização de seis pneus novos por etapa dois a mais do que até então. Com isso, os pilotos podem usar os treinos da manhã do sábado para ter uma idéia mais aproximada do comportamento do carro com pneus novos na sessão que define o grid.
A era Astra Sedan é a quinta da história da Stock Car, iniciada em 1979 com os Opala e seus motores de seis cilindros.


