Caso se classifique, time do técnico Alemão pode encarar o Paraná Clube na segunda fase
Caso se classifique, time do técnico Alemão pode encarar o Paraná Clube na segunda fase | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube



O Londrina enfrentará o Americano de Campos (RJ) na primeira fase da Copa do Brasil de 2019. O caminho alviceleste até uma possível terceira fase do torneio nacional foi definido em sorteio realizado na noite de quinta-feira (13) pela CBF. Por ter pior ranking, o time do Rio de Janeiro, que se classificou como campeão da Copa Rio 2018, jogará a partida única do confronto em casa.

Segundo o chaveamento, na segunda fase, o Londrina poderá ter um confronto estadual: enfrentará o vencedor de Itabaiana-SE x Paraná Clube, também em partida única. Independentemente de quem passar, o LEC, caso se classifique, disputará esse jogo no estádio do Café. Caso chegue à terceira fase, um desses quatro times será o adversário do Tubarão: Tombense-MG, Sport, Operário-MS e Botafogo-PB. Nesta etapa, os confrontos terão jogos de ida e volta.

Ao contrário deste ano, quando foi eliminado pelo Ceará na segunda fase, o Londrina não terá pela frente times da Série A do Campeonato Brasileiro pelo menos até a terceira fase: Sport e Paraná, que estavam na elite nacional em 2018, foram rebaixados.

Além de Londrina e Paraná, os outros dois times paranaenses que disputarão a Copa do Brasil desde a primeira fase também conheceram seus adversários na estreia. O Coritiba enfrentará a URT, em Minas Gerais, e o Foz do Iguaçu receberá o Boa Esporte.

O Athletico Paranaense, o outro representante do Estado na competição, entrará direto nas oitavas de final, assim como os outros times brasileiros que jogarão a Libertadores: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético Mineiro e Cruzeiro. Também vão direto às oitavas Fortaleza (campeão da Série B), Sampaio Corrêa (vencedor da Copa do Nordeste) e Paysandu (campeão da Copa Verde).

Grandes do futebol paulista que não disputarão a Libertadores, Corinthians e Santos enfrentarão times nordestinos na primeira fase da Copa do Brasil. O Ferroviário-CE, campeão da Série D deste ano, será o adversário corintiano, enquanto o Altos-PI vai encarar o Peixe.

O torneio começa no dia 6 de fevereiro. O Londrina iniciará o ano comandado pelo técnico Alemão e terá no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil um time formado por uma mescla de garotos e jogadores pouco aproveitados. O técnico Roberto Fonseca e destaques do LEC na última Série B disputarão o Campeonato Paulista pelo Novorizontino.