Paulo WolfgangO espelhoOs jogadores
da equipe
principal
do Grêmio
Londrinense,
de boa
campanha
no Nacional,
são hoje
a imagem
que muitos
garotos
querem
ser amanhã A chegada do Centro de Excelência de Basquete para Londrina vai marcar uma nova etapa na vida esportiva da cidade. E o momento em que o governo do Estado decide por Londrina, não poderia ser melhor, até como forte incentivo ao Grêmio Londrinense, que está realizando uma boa campanha, em seu segundo ano de Campeonato Nacional de Basquete Masculino. Sem o anunciado Centro de Excelência, as quadras de clubes e públicas da cidade são tomadas pelas maiores bolas que o esporte conhece, num clima de total entusiasmo, com crianças de todas as idades, procurando locais para passar a praticar a modalidade, levados pelos atuais astros do basquetebol paranaense. Hoje o garoto fala em ser como Ivan Bonomi, Walter Aickens, Luciano, Ratinho, Fábio, Marcos Miranda, Adilson, Cláudio, Zé Roberto, Saviani, Gerald e Leandro.
Os vários locais da cidade que já estão sendo ocupados, fatalmente receberão maior número de adolescentes e jovens na busca de um esporte que está sendo valorizado no Estado, graças ao apoio, agora, do governador Jaime Lerner, e da vice-governadora, Emília Belinati. E é isso que estará sendo despertado na juventude paranaense, pois o Centro de Excelência não é só Londrina, mas sim todo o Paraná, com a criação, na primeira etapa do projeto, de 12 cidades-núcleos que serão envolvidas pelo Projeto Basquetebol 2002.
De olho no futuroIniciando
a vida
de atletas,
os garotos
que frequentam
as escolinhas
de basquete
em Londrina
têm um
objetivo
em comum:
ser o
craque de
amanhã
O Grêmio Londrinense é, hoje, o maior centro de basquete em Londrina. Os técnicos Mazinho e Marquinhos estão no comando de várias turmas durante a semana. Mais de 100 jogadores participam das escolinhas e das equipes do clube. No Canadá Country Club, mais de 50 treinam normalmente com os dois treinadores. No Colégio Canadá, Mazinho tem um grupo em torno de 40 atletas, num primeiro estágio de um plano traçado pelo departamento de esportes do Grêmio Londrinense.
A segunda etapa, que agora deverá ser feita já como parte do Centro de Excelência, vai para os bairros, levando o basquete nos Cinco Conjuntos e outras áreas da cidade, e em alguns casos os jogadores que disputam o campeonato, vão estar participando do projeto.
Sexta-feira, pouco antes de lançar o núcleo de União da Vitória, o secretário Osvaldo Luiz Magalhães dos Santos conversou com a reportagem, falando de sua vinda a Londrina, na quinta-feira. ‘‘A partir do momento que o governador Jaime Lerner tomou a decisão de centralizar em Londrina o Centro de Excelência do Basquete, começamos a tomar todas providências para armar o projeto aí na cidade. Na quinta-feira, vamos discutir o local, que deverá ser o Moringão. E a partir daí, é só trabalho’’, falou o secretário. Osvaldo comentou do apoio do Governo: ‘‘Vamos para Londrina e queremos levar o apoio do governador ao time londrinense, que está fazendo uma campanha maravilhosa. É obrigação nossa dar uma ajuda, para que a equipe termine a competição com um pouco de folga’’, finalizou Osvaldo Luiz Magalhães dos Santos.

mockup